
Ajuda para realizar o seu terraço de madeira
-
Não hà mais caloroso e acolhedor que um bonito terraço de Madeira. A madeira utilizada deve ser tratada classe IV, o que lhe confere a melhor longevidade, ou exótica, como o Ipé, o Cumaru, o Jatoba que são naturalmente imputrescíveis.
Fazer fazer o seu terraço por um profissional pode vir a ser muito caro, e fazer o seu próprio terraço pode muito depressa virar a catástrofe se não se faz as coisas de maneira correcta. Encontrará neste artigo as chaves para ter êxito na construção do seu terraço.
Antes de começar, é muito importante bem refletir ao seu futuro terraço. Com a ajuda de desenhos, de esquemas, visualize o seu futuro terraço. Não descuide os detalhes. Pense as orientação das tábuas, desenhe a estrutura no solo e pense à altura final do seu terraço.
Deck ou deck modulado ?
A escolha dependerá das suas competências. Com efeito, será mais fácil a instalação de deck modulado para recobrir um terraço existente, do que instalar tábuas sobre um solo móvel. O principal inconveniente dos deck modulado é a sua forma quadrada, que exige que o terraço estaja às boas dimensões.
Montagem das tábuas de terraço:
Para garantir a estabilidade do seu terraço, e sobretudo a sua longevidade, é necessário criar préviamente uma estrutura feita de barrotes ou de vigas sobre a qual serão fixadas as tábuas.
Utiliza-se barrotes, não portadores, quando a madeira serve somente a cobrir sobre um terraço existente ou uma laje de betão. Fixe com a ajuda de parafusos especiais montagem madeira/betão, ou das cavilhas a bater.
Quando a estrutura está sobre plataforma pré-ajustável de plástico ou plataforma pré-ajustável de betão, utiliza-se preferivelmente as vigas. Mais robustas, estas podem suportar cargas importantes, são auto sustentedoras. Utilize um plot todos os 40cm para o pinheiro, e todos os 60cm para as madeiras exóticas. Os plataforma pré-ajustável devem ser estáveis e instalados sobre um solo construtível para que a estrutura não se sucumbe com o tempo.
Os barrotes assim como as vigas devem ser paralelos, e instalados todos os 30 a 35 cm. São fixados firmemente aos plataforma pré-ajustável.
Uma vez os níveis perfeitamente planos, as tábuas do terraço serão de seguida fixadas a esta estrutura. Prevê um espaço de alguns milímetros entre cada tábua para deixar escorrer a água facilmente. Utilize parafusos em inox ou bicromados, que vão resistir às intempéries e não vão enferrujar.
Na montagem, para as madeiras exóticas, é aconselhado furar um pouco antes a madeira, o que vai evitar rachá-la com o parafuso.
Para os acabamentos, delimite a volta do seu terraço por linhas direitas perfeitas e faça um quadro nos lados com algumas tábuas de madeira para esconder a estrutura.
Comprar on-line:
Tábuas de terraço:
- Deck Cumaru
- Deck IPE
- Deck Pinheiro Tratado com nodosos
- Deck Pinheiro Tratado Premium
Montagem:
- Vigas e barrotes em pinheiro tratado Classe IV
- Plataforma pré-ajustável RONDINOU
- Parafuso
Montagem de um terraço de deck modulado:
Mais simples de utilização, o deck modulado permite uma instalação bem mais fácil do que com as tábuas de terraço.
Nas lajes de betão, pode pôr directamente os deck modulado nas lajes. Um quadro à volta da estrutura vai estabilizar o conjunto.
Sobre um solo duro, mas irregular, é recomendado de utilizar plataforma pré-ajustável. Estes são colocados todos os 50 cm, dependendo dos deck modulado utilizados da maneira seguinte para assegurar um porte perfeito:
- Plataforma pré-ajustável a cada ângulo para os deck modulado em 40x40 cm ou 50x50 cm,
- Plataforma pré-ajustável a cada ângulo mais um suplementar ao centro para os deck modulado em 100x100 cm.
Devem ser postos sobre um solo duro e estável para que a estrutura não se sucumbe com o tempo. Constitue um quadro com tábuas de acabamento à vota do seu terraço para esconder os plataforma pré-ajustável e estabilizar o conjunto.
Comprar on-line:
Deck modulado:
- Deck Modulado IPE 40x40
- Deck Modulado IPE 50x50
- Deck Modulado Pinheiro tratado classe IV 50x50
- Deck Modulado Pinheiro tratado classe IV 100x100
Montagem:
- Vigas e barrotes em pinheiro tratado Classe IV
- Plataforma pré-ajustável RONDINOU
- Parafuso
A manutenção de um terraço de madeira:
Em todos os casos, uma limpeza do seu terraço à escova e a água duas vezes por ano será necessário. Isso vai permite retirar os musgos e a poluição que se acumularam e tornam a superfície escorregadia.
Seja qual for o tipo de madeira escolhido, esta tomará uma tonalidade cinzenta ao longo dos anos. Será desaconselhado utilizar uma mangueira de alta pressão, que vai alterar a superfície da madeira e vai torná-la assim ainda mais frágil. Um producto desembriagador utilizado regularmente (todos os seis meses, após limpeza à escova) voltará a dar o aspecto original da madeira. Tem também a possibilidade de utilizar saturateur que vai proteger a madeira e matizá-la após ter-o desiludido (a fazer uma vez todos os 2 anos).
Para os que aceitam que o seu terraço fique cinzento, não haverá quase nenhum tratamento a fazer, tanto quanto a madeira estêve autoclave classe IV. Este tem uma duração de vida superior à quinze anos, e é tratado contra os cogumelos e as espumas.