Origem geográfica: América do Norte.
Dimensão adulta: Pode atingir os 15 metros de altura.
Folhagem: Caduca.
Tipo de solo: Profundo, rico e fresco, de neutro a ácido.
Clima: Resiste até -25°C, mas algumas partes da árvore podem sofrer desde os 0ºC.
Exposição: Luz directa.
Características e utilizações:
A asimina é uma árvore original que produz frutos com cerca de 15 cm de longo. A polpa cremosa é comestível e tem um sabor específico entre a manga e a banana. Nos Estados Unidos da América, os pawpaw podem comer-se frescos ou podem entrar na confecção de gelados, sorvetes, iogurtes...
Devem plantar-se duas árvores, lado a lado, para que a polinização se faça correctamente. Sozinho, será uma bela árvore de ornamento dando flores vermelho-bordeaux, muito decorativas, no início da Primavera.
Ainda que a variedade tipo produza frutos excelentes, existem vários cultivares desenvolvidos especialmente nos Estados Unidos e que permitem obter árvores auto-fertéis ou com frutos de sementes mais pequenas e menos numerosas.
Entre estes cultivares podemos encontrar:
- A asimina trilobada 'Prima' : Esta variedade de origem italiana autofértil é muito prolífica. Os frutos (200g) de polpa amarela amadurecem em setembro e apresentam excelente sabor.
- A asimina trilobada 'Sunflower' : Variedade americana autofértil, produzindo frutos (200g) agrupados em três ou cinco, com polpa clara e de excelente sabor. Os frutos possuem poucas sementes e são colhidos em outubro.
- A asimina trilobada 'Davis' : Variedade americana produtiva e particularmente resistente, fruto alongado (150g) com casca verde e polpa amarelo-laranja que pode medir até 12 cm! A colheita ocorre no início de outubro. Esta variedade é parcialmente autofértil; recomenda-se a presença de uma planta de outra variedade nas proximidades para obter quantidades suficientes de frutos.
- A asimina trilobada 'Overleese' : Pequena variedade americana (5m) que produz frutos grandes (250g) agrupados em três ou cinco, muito saborosos e contendo poucas sementes. Eles amadurecem no início de outubro. Esta variedade não é autofértil, será necessário plantar outra variedade próxima para obter frutos.
Plante agora: O circuito mais curto é o do seu jardim ao seu prato!