Dimensões adultas: Altura até 5 metros, largura 5 metros.
Folhagem: Caduca.
Tipo de solo: De preferência fresco.
Clima: Rústico até -28°C.
Exposição: Sol.
Cultura da trufa:
A aveleira é uma excelente planta de trufas. Vamos fazer cuidado de a plantar num solo com muito calcário (PH acima de 7,5) e bem drenado para evitar os excessos de humidade. Convirá nas regiões secas, onde a chuva faz-se rara. Um bom enraizamento das suas plantas será fundamental para o desenvolvimento das suas trufas, e portanto um trabalho do solo cuidadoso deverá ser feito antes da plantação.
A densidade da plantação para tuber melanosporum varia de 250 a 400 plantas por hectare.
Uma manutenção regular e uma vigilância da rega vão garantir o sucesso.
Vamos preferir aos carvalhos sobre terrenos pobres e húmidos.
Por último, encontramo-nos dentro de 5 a 6 anos para as primeiras sensações fortes!!!
Existem vários tipos de trufas no mundo. Em França, apenas 2 são utilizadas em plantação : Tuber melanosporum e Tuber uncinatum.
Tuber uncinatum / Trufa de Bourgogne:
A trufa de Bourgogne é apreciada pelo seu perfume intenso e incomparável e também pelo sabor a avelã que faz a sua reputação e qualidade. A colheita faz-se a partir de Setembro.
Tuber melanosporum / Trufa de Périgord:
A famosa trufa negra de Périgord é dotada de um perfume muito intenso e de um sabor muito agradável. A sua reputação vai além das nossas fronteiras. Colhe-se de Dezembro ao final de Março.
O que plantar, Tuber melanosporum ou Tuber uncinatum?
Independentemente dos gostos culinários de cada um, será preferido plantar plantas micorrizadas com tuber uncinatum nas regiões de invernos rigorosos. De fato, a trufa de Bourgogne, como atinge a maturidade mais rapidamente do que sua homóloga, pode ser colhida antes de fortes geadas. A trufa Périgord será plantada principalmente no oeste e sul da França.