Origem geográfica: Ásia.
Dimensão adulta: Pode atingir 2 metros de altura e 1,2 metros de largura.
Folhagem: Persistente.
Tipo de solo: Bem drenado, de neutro a ácido.
Clima: Resiste até -8°C.
Exposição: Meia-sombra e ensolarada.
Características e utilização:
O Chinotto ou Mandarina chinesa é um agrume muito perfumado, florífero e frutífero. É apreciado geralmente, mais pelas suas qualidades ornamentais que gustativas pois os frutos são parecidos, em sabor, à laranja amarga. Os frutos têm a forma de pequenas laranjas espalmadas e normalmente são usadas na confeção de bebidas. O Chinotto é muito cultivado na Itália e no sul de França. Os frutos podem ser consumidos crus, mas podem ser transformados (doce, marmelade, macerados no álcool, licor, bebida gasosa).
Deve ser protegido do frio no Inverno (vaso e folhagem), pois pode começar a perder as folhas a partir de -8°C. No entanto, esta proteção apenas será necessária se a temperatura subir durante o dia. Pode ser plantado na terra em regiões de clima ameno e na região mediterrânea. Nas regiões mais frias, deverá ter o cuidado de colocar esta árvore ao abrigo numa marquise ou numa divisão não aquecida. Deverá ser muito cuidadoso durante os primeiros anos de crescimento.
Plante agora: O circuito mais curto é o do seu jardim ao seu prato!
Cuidados a ter:
Rega: Os agrumes não apreciam a seca sendo muito importante dar-lhes regas regulares mas não abundante. No Verão, se for necessário, regue todos os dias e no Inverno regue uma a duas vezes por semana.
Adubo: De Março até Outubro dê-lhe adubo específico para agrumes uma vez por mês.
Poda: Pode regularmente durante a Primavera e o Verão para favorecer a ramificação e manter a altura desejada.