Origens geográficas: China e Japão.
Dimensões adultas: Altura até 5 metros.
Folhagem: Caduca.
Tipo de solo: Todos, bem drenados.
Clima: Rústico até -20°C.
Exposição: Sol, ao abrigo dos ventos.
Polinizadores: Auto-fértil.
Características e utilizações:
Muito divulgado no sul da França, o diospireiro é um arbusto muito decorativo.
A floração ligeira tem lugar em maio-junho, dando pequenas flores amareladas. A sua folhagem outonal fica ruiva antes de cair. Por último, os frutos, o diospires, são globulosos, como gordos tomates que variam do amarelo ao vermelho. São ricos em minerais e em vitaminas C. Consomem-se quase sorvados, colhidos após as primeiras geadas. A sua carne amarela a vermelha é mole, fundente, sumarenta e açucarada.
Plante agora: O circuito mais curto é o do seu jardim ao seu prato!
Dióspiro 'Fuyu': Correntemente chamado «Dióspiro maçã». Os seus frutos não são adstringentes, a polpa é firme e doce. Depois de apanhados, consomem-se antes das geadas como se fossem uma maçã.
Dióspiro 'Muscat': Também conhecidos como Dióspiro Hachiya Muscat ou Dióspiro 'Muscat' de Provence é uma variedade adstringente com origem na variedade Dióspiro-oriental provençal. Os seus frutos são muito perfumados, a polpa é suave e doce desde que seja consumida muito madura, depois das primeiras geadas. Podem ser preparados crus ou cozinhados.
Dióspiro 'Rojo Brillante': Variedade mais utilizada em Espanha. Muito boa produção tardia. Os frutos quase vermelhos consomem-se bem maduros e conservam a sua firmeza.
Dióspiro 'Vaniglia': Variedade resistente ao frio. O fruto é redondo, de tamanho médio e ligeiramente espalmado com um leve sabor a baunilha. Consome-se bem maduro.