Origens geográficas: Norte da Europa.
Dimensões em adulto: Pode atingir 1,5 m de altura e uma largura de 1,5 m.
Folhagem: Caduca e perfumada.
Tipo de solo: Rico e bem drenado ; evitar solos demasiado calcários.
Clima: Resiste até -25°C. Necessita do frio invernal para dar fruto.
Exposição: Meia-sombra e sol.
Características e utilizações:
A groselheira negra é cultivada há uns séculos para cá, graças às suas características benéficas. Os frutos colhem-se bem maduros, em Julho. Têm muitas propriedades terapêuticas. Entre outras qualidades, são muito ricos em vitamina C. Podem ser utilizados como frutos de mesa mas também para a confecção de pratos doces ou salgados e também licores.
Aconselha-se a plantação de várias groselhas vermelhas perto umas das outras para haver uma melhor frutificação assim como de lhes cortar um pouco os ramos no Inverno.
Plante agora: O circuito mais curto é o do seu jardim ao seu prato!
Variedades:
Groselha-negra 'Andega': : Esta groselha-negra atinge a maturidade em meados de Julho. É muito produtiva e autofértil, com frutos de tamanho médio, firmes, ácidos e saborosos.
Groselha-negra 'Ben Nevis': Esta groselha-negra é semi-precoce, vigorosa e muito produtiva. Os frutos são grandes, carnudos e suculentos. A pele é crocante e o sabor é ligeiramente ácido. A colheita começa em meados de julho.
Groselha-negra 'Geant de Boskoop': Esta groselha-negra é uma casta precoce e frutífera, produz a partir do mês de julho frutos muito grandes, ácidos e saborosos.
Groselha-negra 'Merveille de Gironde': Esta groselha-negra produz grandes frutos sumarentos e muito perfumados que poderão ser colhidos mais tarde, em fins de Julho ou início de Agosto.
Groselha-negra 'Wellington': Esta groselha-negra produz frutos bastante grandes, de sabor acentuado. É uma variedade excelente para fazer geleias.