Origem geográfica: Índia, Malásia, Antilhas.
Dimensão adulta: Pode atingir 5 metros de altura e 3 metros de largura.
Folhagem: Persistente.
Tipo de solo: Com boa drenagem, neutro a ácido.
Clima: Resiste até -2°C.Perde as folhas abaixo dos 4ºC.
Exposição: Meia-sombra e luz directa.
Características e utilização:
A Limeira que produz limas é um arbusto com folhagem persistente e de floração perfumada. Pode florir durante todo o ano caso as condições forem boas e dar fruto continuamente. Dá limas ácidas e sumarentas, apanhadas antes de ficarem maduras e utilizam-se frequentemente na cozinha.
A limeira deve proteger-se do frio invernal (o vaso e a folhagem) pois poderá começar a perder as folhas abaixo de 4ºC. Esta protecção apenas será necessária se a temperatura não subir durante o dia.
Nas regiões mais frias e durante o Inverno a limeira deverá colocar-se ao abrigo numa marquise ou num local não aquecido.
Todos os limões acabam amarelos, é fisiológico! A polpa inicialmente incolor torna-se amarela/laranja; a sutil mistura pungente, amarga e doce da carne desaparece para dar lugar a um sabor doce ou mesmo suave no final da maturação.
O consumo dessas frutas maduras é desaconselhável; a colheita deve ser feita quando os limões ainda estão verdes, geralmente no início do outono.
Plante agora: O circuito mais curto é o do seu jardim ao seu prato!
Cuidados a ter:
Rega: Os agrumes não apreciam a seca sendo necessário efectuar uma rega regular mas não abundante. No Verão regue todos os dias caso seja necessário e no Inverno regue uma a duas vezes por semana.
Adubo: Entre Março e Outubro dê-lhe adubo específico para agrumes, uma vez por mês.
Poda: Pode regularmente na Primavera e no Verão para favorecer a ramificação e para manter o tamanho desejado.