Origens geográficas: Europa.
Dimensões adultas: Altura até 25 metros, largura até 20 metros.
Folhagem: Caduca.
Tipo de solo: Ligeiramente ácido a calcário, ligeiro e rico.
Clima: Rústico até -20°C. Sensível às geadas da Primavera.
Exposição: Sol.
Características e utilizações:
Os frutos carnudos com polpa verde ficam deiscentes na maturidade. É o caroço do fruto, a noz, que é comestível. Recolhe-se as nozes por varejo no final de outubro. A madeira desta árvore é muito procurada na marcenaria. Plantar em isolado.
Numerosas variedades e cultivares foram desenvolvidas para a cultura frutífera para melhorar os rendimentos.
Encontra-se portanto a 'Franquette', a variedade a mais divulgada, produz gordas nozes com a casca dura, frescas em agosto-setembro. Esta variedade é muito interessante porque mesmo as joviens Nogeiras podem produzir nozes.
A 'Parisienne' é também um variedade muito divulgada. A sua produção é bastante tardia (miado de outubro). As nozes que produz são gordas e redondas, tem a casca terna e a carne muito fina e perfumada. Por último, esta variedade é pouco sensível a bateriose.
Plante agora: O circuito mais curto é o do seu jardim ao seu prato!
Variedades:
- Nogueira 'Franquette': Variedade mais utilizada, que produz nozes grandes, de casca rija e frescas entre Agosto-Setembro. Esta variedade é interessante pois mesmos as árvores jovens produzem nozes.
- Nogueira 'Parisienne': É também uma variedade muito utilizada. A produção é bastante tardia (meados de Outubro). As nozes são grandes e redondas, a casca é mais macia e a noz é clara e muito fina e perfumada. Esta variedade é pouco sensível à bacteriose.
- Nogueira 'Ronde de Martignac': Originária de Dordogne, de produção precoce, para além de outras variedades posteriores como a noz 'Franquette' para a qual é também um excelente polinizador. Os seus frutos são de tamanho médio e casca relativamente