Origens geográficas: Ilhas Canárias.
Dimensões adultas: Altura até 20 metros. O estipe pode medir 15 metros enquanto a sua folhagem pode atingir até 5 metros de envergadura.
Folhagem: Persistente.
Tipo de solo: Todos mas bem drenados.
Clima: Resistência até -10°C das palmeiras adultas.
Exposição: Meia-sombra a sol.
Crescimento: Rápido através da rega.
Características e utilizações:
A palmeira das Canárias (Phoenix canariensis) é a palmeira a mais divulgada no mediterrâneo. Seu tronco é único e muito fino, pode medir até 60 cm de diâmetro. Era antigamente utilizado para a construção. As grandes escamas que cobrem a palmerira são de facto os vestígios dos antigos pecíolos foliares.
As flores estão agrupadas numa corroa muito decorativa e característica. Particularmente longas e unidas, as folhas são muito arqueadas. Secas, permitiam antigamente cobrir as casas.
Plantada no exterior, a palmeira das Canárias irá oferecer uma bela floração branca quando o verão chegar. As flores estão agrupadas em grandes inflorescências que, somente sobre pés fêmeas, vão dar nascimento a cachos de frutos redondos e de cor laranja castanho. Estes frutos não são comestíveis.
Muito escultural, esta palmeira também pode ser cultivada em vaso e pode ser utilizada como planta de interior. Isso limita obviamente seu crescimento.
Tenha a green atitude e transforme suas peças em pequenos jardins tropicais!
Como manter sua Palmeira das Canárias:
Plantada no exterior, sua palmeira não precisa de muita manutenção. Em caso de frio extremo, é preciso proteger o coração da palmeira levantando as folhas e amarrá-las. No verão para favorizar um crescimento rápido, regue regularmente sua palmeira.
No interior, certifique-se de colocá-la num lugar muito luminoso. No entanto, evite de a colocar atrás de um vidro muito tempo exposto ao sol durante o dia para evitar queimaduras na folhagem.
Quando as temperaturas exteriores permitir, pode sair sua palmeira no terraço. É preciso regar com moderação no inverno. Para ver quando deve regar espere entre 2 regas que a terrico seca na superfície. Quando faz calor, não hesite em nebulizar a folhagem.