Origem geográfica: Sudoeste de Madagáscar.
Dimensão adulta: Pode atingir 6 metros de altura no seu meio natural.
Folhagem: Perde as folhas durante os perÃodos de seca.
Tipo de solo: Seco, arenoso e bem drenado.
Clima: Não é resistente ao frio. Deve manter-se ao abrigo a partir de 15°C.
Exposição: Ensolarada durante todo o ano.
CaracterÃsticas e utilizações:
A palmeira de Madagáscar é uma planta originária das regiões desérticas de Madagáscar. Nas nossas latitudes, cultiva-se facilmente no interior. O seu tronco recoberto de espinhos é coroado por um conjunto de folhas finas e longas. As primeiras florações dão origem à produção de ramificações, mas só os jardineiros mais pacientes o conseguem! A verdade é que para que a palmeira de Madagáscar possa dar flor, ela precisa dum máximo de calor e de sol mas também de água suficiente (o que corresponde às chuvas estivais na sua área natural). Aparecem então pequenas flores branco-creme, perfumadas e agrupadas em corimbo.
Cuidados a ter:
A palmeira de Madagáscar aprecia os meios secos e áridos
Estação seca: entre Outubro e Abril mantenha a sua palmeira num local com 15°C, no mÃnimo e um máximo de sol. Regue muito moderadamente uma vez por mês. É normal que as folhas possam cair pois a sua palmeira entra em perÃodo de repouso.
Estação estival: a partir do mês de Abril, recomece progressivamente as regas com mais regularidade tendo o cuidado de evitar o excesso assim como a água estagnada. Aumente a frequência e a quantidade de água à medida que a sua palmeira vai produzindo novas coroas de folhas. Dê-lhe um pouco de adubo de quinze em quinze dias. Se as temperaturas o permitam, especialmente à noite, poderá colocar a sua palmeira de Madagáscar no exterior, no local muito ensolarado.
Se vir que a sua palmeira fica com as folhas negras e que caem anormalmente, isto pode ser devido à falta de sol e de calor. Como que uma depressão da palmeira! Reduza as regas e coloque-a num local aquecido, junto duma janela exposta ao sul.