Origem geográfica: China, Província de Sichuan.
Dimensão adulta: Pode atingir 5 metros de altura e 4 metros de largura.
Folhagem: Caduca.
Tipo de solo: Todos.
Clima: Resiste até -20°C, não suporta as geadas primaveris que comprometem a colheita.
Exposição: Ensolarada.
Características e utilização:
A pimenteira de Sichuan é um arbusto com muitos espinhos, originário da família dos agrumes, e produz pequenas bagas no outono.
- As bagas apanham-se quando maduras, utilizando luvas para as roseiras, no momento em que começam a abrir e a mostrar a semente preta e brilhante.
- As bagas utilizam-se na cozinha sem as sementes.
- Depois de prontas, espalham-se numa camada única na placa do forno e coloque-as no forno a 40ºC durante a noite ou alguns dias debaixo de um radiador quente.
- Depois de secas conserve-as num frasco hermético. Podem utilizar-se moídas na hora para condimentar os pratos.
- O seu sabor é forte, picante e aromático, com algumas notas de limão.
A pimenteira de Sichuan não necessita de manutenção específica mas será preferível dar-lhe o formato de árvore para facilitar a apanha das bagas. Deverá também evitar de a plantar em zonas de passagem ou junto de áreas de jogos por causa dos seus espinhos. Por fim, é uma boa candidata para uma sebe defensiva.
Plante agora: O circuito mais curto é o do seu jardim ao seu prato!
Jean-Michel Groult lhe aconselha
Um parente dos agrumes
A pimenteira de Sichuan é um arbusto que pode tornar-se uma pequena árvore, do tipo Zanthoxylum. Pertence à família dos agrumes e tem, como estes, um cheiro forte, tanto de pimenta como de especiaria, mas pouco picante. A pimenteira de Sichuan forma bagas de cor rosa (mas não são as “bagas rosa” que se utilizam na cozinha). Quando secam, libertam uma semente preta que se deita fora e apenas se utiliza a parte exterior da baga, mais perfumada e mais macia. Moída, esta parte vai perfumar saladas, pratos cozinhados e conservas.
Tão fácil no jardim
A Zanthoxylum é um vegetal que se contenta de pouco. O seu maior inimigo é a sombra completa, que a impede de dar flor e assim de frutificar. A humidade do Inverno e a seca do Verão não a transtornam, resiste perfeitamente aos calores fortes e a -18ºC ou menos no Inverno. Assim não se preocupe com o local onde a pode plantar! Terra rica e não muito seca no Verão, crescerá rapidamente e produzirá bastante. O arbusto tem tendência em crescer para cima e não para o lado. Geralmente não necessita de poda mas poderá força-lo a crescer e formar uma árvore (com um tronco) cortando as ramificações que aparecem ao longo do caule principal, até 1,2 metros de altura. Esta operação atrasará a produção de bagas.
Produção lenta mas regular
A pimenteira de Sichuan pode produzir a partir do terceiro ano ainda que que uma planta jovem possam dar frutos no ano da sua compra. Terra rica e fresca no Verão encoraja-a a produzir mais facilmente. Nos primeiros anos, a colheira é modesta (suficiente para encher um moinho de pimenta). A pimenteira de Sichuan de 10 anos produzirá muito mais bagas do que precisa e poderá partilhar com os seus amigos.
O que deve saber
As folhas secas e reduzidas a pó têm um perfume muito parecido com o das bagas. No Japão, preferem utilizar as folhas da pimenteira do Sichuan às bagas. Utilize as folhas jovens, sem desguarnecer a sua planta, caso estiver impaciente para experimentar!
Pica... mais não a língua!
As Zanthoxylum são plantas um pouco espinhosas, como as silvas ou as roseiras, mas menos agressivas. Com o tempo a planta fica com cada vez menos de espinhos. Deve ser plantada num local fora de passagem para evitar de se picar ou prender.