
Terras e Substratos
Substrato para Hortas
-
Utilização aconselhada:
- Plantação de legumes: utilizar em aplicação localizada no momento da plantação ou da sementeira em linha (como o feijão). Se a terra é pobre evite dispersar o substrato hortícola.
- Para a sementeira de pequenos legumes (cenouras, rabanetes, etc.): preparar o local misturando bem o substrato hortícola aos primeiros 8 cm de terra.
- Para os legumes exigentes em nutrientes (tomates, alcachofras, etc.): colocar uma boa quantidade junto do pé no momento da plantação. Para esses legumes deve colocar unto deles, todos os anos algum estrume ou um fertilizante orgânico.
ATENÇÃO:
Este substrato não convém às plantas que necessitam de terra ácida.
Composição:
- Turfa de musgo e de junca
- Composto de cascas
- Fibras vegetais
- Estrume
- Adubos utilizáveis na agricultura biológica
Interesse agronómico:
O substrato para hortas é uma terra cujo equilíbrio permite melhorar a terra da horta. Vai trazer matéria orgânica ao solo assim como elementos nutritivos adaptados à horta e especialmente aos legumes. O azoto, o fósforo e o potássio estão na sua forma natural, adaptada à cultura biológica.
Características físico-químicas:
pH (H2O) 6,5 Condutividade (mS/m) 30 Matéria seca (% do produto bruto) 30 Matéria orgânica (% do produto seco) 65 Capacidade de retenção da água em pF1 (% volume) 65
Este substrato obedece:
- À NF U 44-551
- À Regulamentação Europeia 834/2007 (utilizada na agricultura biológica)