Origens geográficas: Europa.
Dimensão adulta: Altura até 15 metros, largura até 10 metros.
Folhagem: Caduca, verde brilhante e vermelha no Outono.
Tipo de solo: Todos.
Clima: Rústico até -15°C.
Exposição: Sombra ao sol.
Características e utilizações:
A vinha virgem de Veitch é uma trepadeira não agressiva para com o seu suporte no qual se segura com as gavinhas. É ideal para tapar um muro, uma vedação, uma pérgula ou mesmo em cobertura de solo. A vinha virgem de Veitch tem folhagem caduca muito decorativa: na Primavera as folhas jovens são púrpura e depois tornam-se verdes e no Outono ficam com tons que podem ir do vermelho ao púrpura. Dá flor no início do Verão com panículas de pequenas flores cheias de néctar e que atraem as abelhas. De crescimento médio, a vinha virgem de Veitch necessita de cuidados anuais, de Fevereiro a Março para cortar os ramos ou para manter a forma desejada.
Para tapar um muro ou uma vedação basta colocar um pé a cada 2,5 metros.
Jean-Michel Groult lhe aconselha
Grampos ou gavinhas ?
A vinha-virgem clássica (Parthenocissus tricuspidata) agarra-se ao seu suporte com pequenos grampos. Assim, mesmo num muro liso ela consegue agarrar-se. Nunca colocará as suas raízes numa racha da parede, ao contrário da hera, que não se deve deixar numa parede um pouco estragada. Não deve confundir a vinha-virgem de folhas inteiras e a vinha virgem americana (ou vinha com cinco folhas, Parthenocissus quinquefolia). Esta agarra-se com gavinhas que são filamentos que se enrolam à volta do que conseguem encontrar, enrolando-se no ar (muito lentamente!). Esta vinha-virgem cobre menos bem que a vinha-virgem clássica e necessita de um suporte, como uma treliça, uma rede de plástico ou ferro ou mesmo alguns fios esticados, para subir pelo muro acima.
Podemos também pensar na vinha da China (Vitis cognetiae), muito próxima das vinhas-virgem e que se utiliza da mesma forma. As suas folhas são grandes e cobrem muito bem o muro desde que coloque um suporte para que possa agarrar-se com as suas gavinhas pois esta não tem grampos.
Oh que cores !
Todas as vinhas-virgem têm esta característica. Quando chega o Outono adornam-se de cores muito vivas, passando do verde ao vermelho-escarlate durante inúmeras semanas. Este esplendor depende da quantidade de sol que a vinha-virgem recebe: à sombra as suas cores podem ser menos vivas. No entanto as cores outonais da vinha da China são excepcionais pois cada folha torna-se um autêntico quadro.
Instalação e cuidados
A plantação de uma vinha-vigem pode ser feita a qualquer época do ano ainda que o Outono e a Primavera sejam as mais adequadas. A ação não exige nenhuma técnica especial. A única coisa a ter em conta é colocar um tutor para que a planta possa ser guiada na direcção do seu suporte. Coloque um pouco de composto para que as plantas se enraízem facilmente. Não se esqueça de regar durante os dois primeiros anos durante o Verão, para que as suas raízes possam crescer em profundidade. Depois de instaladas no seu lugar não têm outra necessidade suplementar a não ser uma poda. Esta faz-se no fim do Inverno mas também se pode fazer no Verão. Basta encurtar os ramos que ficam demasiado longos. Não deixe, de maneira nenhuma que a vinha-virgem possa entrar e introduzir-se debaixo das telhas pois isso poderá prejudicar a impermeabilidade do telhado.