Sendo um método seguido por alguns jardineiros, a jardinagem com a Lua tem algumas regras especiais. Quer seja partidário deste método ou não, ele tem a vantagem de nos dar boas linhas de guia.
A base do método é a declinação
A declinação da Lua é a sua posição no céu em função do horizonte. Durante cerca de dez dias, a Lua sobe no céu e depois desce, alternando declinações crescentes e decrescentes (também se pode dizer "minguante" da Lua).
Quando a Lua sobe ao ponto mais alto no céu a técnica da jardinagem com a Lua, aconselha que se efectuem as tarefas que requerem que a seiva suba nos ramos e nos gomos dos ramos, ou seja, nas partes aéreas. Por outro lado, com a Lua descendente deverá fazer as tarefas em que o necessário é levar a seiva em direcção do solo: sementeiras e plantações. De preferência, a horta deveria funcionar com este ciclo de base. Deste modo as sementeiras se fariam com a Lua descendente como diz o ditado: "Semear no minguante". De outra forma, as operações de poda e de manutenção das partes aéreas deverão ser efectuadas em Lua crescente. Não confundir a declinação da Lua com as suas fases, que não são utilizadas na jardinagem com a Lua .
Por fim, é aconselhado não fazer absolutamente nada durante as horas que precedem ou que seguem o nó lunar. Trata-se dos momentos em que a trajectória da Lua corta a trajectória do Sol, no céu. Esta conjuntura é considerada desfavorável para a jardinagem.
Com as constelações
Alguns jardineiros complicam este método ao ter em conta o movimento (aparente) da Lua e das constelações do Zodíaco. São classificadas em quatro categorias e permitem repartir o tempo de trabalho na horta pelos vários tipos de legumes. É uma boa referência para não esquecer nenhuma tarefa importante. Cuidado! A sua distribuição no mês lunar é variável!
Devemos acreditar nisto ?
Há jardineiros que respeitam escrupulosamente este método de jardinagem com a Lua. Não está assente em bases científicas mas dá uma referência que pode ser útil aos jardineiros que necessitem de ajuda para se organizarem. No entanto, os jardineiros profissionais não seguem a Lua para semear os seus legumes e isso não os impede de ter boas culturas. Outros, numerosos, não se importam de terem perdido o momento exacto. É verdade que, por vezes, os momentos ideais sugeridos pelas constelações ou pelos nós lunares são curtos. E de acordo com a sua experiência poderá julgar se deverá ou não seguir literalmente o calendário indicado e se isso lhe convém. É você que deve escolher se é um seguidor inveterado ou moderado da Lua!