• Mais detalhes
  • A permacultura é uma técnica inovadora que se inspira da natureza para oferecer condições excelentes às culturas, sem ter que trabalhar o solo nem retirar muitas ervas daninhas. A experimentar rapidamente!

    O princípio
    Numa floresta clássica, o solo está sempre coberto com uma camada de folhas mortas. E ninguém trabalha a terra junto das árvores e isso não impede as árvores de crescer! A ideia da permacultura nasceu desta observação simples: a terra nunca deve ser deixada nua junto das culturas. Os legumes crescem, pois têm menos regas e menos adubo. As ervas daninhas são menos invasoras, reduzindo o trabalho de retirar as ervas. Mas acima de tudo, como a vida no solo é intensa, a terra não se torna compacta (excepto onde a passagem é frequente). Não necessita de partir as costas a cavar. Afinal a permacultura é a arte de deixar a natureza trabalhar por si!

    Na prática
    Comece por delimitar as pequenas zonas de cultura, por entre as quais poderá circular e aceder às suas culturas. O ideal será de fazer parcelas em losango, implantadas como mosaicos. Não ultrapasse 1,2 metros de largura para cada parcela para que não tenha que colocar os pés para aceder ao meio e assim acalcar o solo. As parcelas devem, de seguida, ser preparadas em monte ou com quadrados elevados. A preparação em monte facilita a colheita, a sementeira e a plantação e evita que nas zonas húmidas, as culturas sofram com humidade. As parcelas que são mantidas com pranchas de madeira fazem perder um pouco de espaço.

    Limpe à volta das sementeiras recentes
    Apenas devem ficar limpos os locais onde recentemente plantou legumes ou se semeou algo. As pequenas plantas temem a concorrência de outras que as poderiam abafar. Mas, logo que estiverem bem instaladas, coloque cobertura de palha junto do pé. Uma camada de cerca de 3 cm bastará, mas poderá colocar cerca de 5 cm em culturas bem instaladas e de ciclo longo (batatas, abóbora). Na zona das alfaces e das couves deve redobrar a vigilância contra as lesmas, especialmente durante o tempo húmido. É um hábito que deverá criar!

    O material de cobertura
    A cobertura de palha comprada em saco (palhinha, casca de pinho…) são úteis para superfícies pequenas e em complemento com outras matérias que possam servir como cobertura: a mistura de materiais diferentes é sempre preferível.
    A palha ou o feno limpo (sem sementes) é a melhor matéria para a permacultura pois desempenha o seu papel sem favorecer as lesmas, ao contrário das folhas mortas e de outras matérias de recuperação.
    Os resíduos verdes… não são resíduos! Todas as podas e restos de cultura servem para tapar o solo. Basta evitar colocar os restos que possam contaminar junto das culturas sensíveis. A relva cortada serve para deixar o solo bem coberto junto das culturas ornamentais como as vivazes e os arbustos. Cuidado pois não deve colocar demasiada altura (5 cm de cada vez).
  • Fotografias (4)
  • A permacultura, para uma horta fácil!
    A permacultura, para uma horta fácil!
    Pequena amostra da permacultura na Quinta de Bec-Hellouin na Normandia.
    Autor: bgmedias
    Copyright
    A permacultura, para uma horta fácil!
    A permacultura, para uma horta fácil!
    A permacultura utiliza-se sobretudo na horta.
    Autor: bgmedias
    Copyright
    A permacultura, para uma horta fácil!
    A permacultura, para uma horta fácil!
    As saladas cultivadas em monte.
    Autor: bgmedias
    Copyright
    A permacultura, para uma horta fácil!
    A permacultura, para uma horta fácil!
    A regra base da permacultura é ter o solo sempre coberto com cobertura de solo.
    Autor: bgmedias
    Copyright


A Minha Conta
Carrinho 
0