A poda faz parte dos gestos a fazer regularmente, no seu bonsai para que possa manter as suas proporções. Quer seja para o formar ou simplesmente para conservar a forma desejada, a poda é incontornável!
Porque devo podar o meu bonsai?
A poda permite formar o seu bonsai e conservar as suas proporções. É essencial respeitar o equilíbrio entre as partes aéreas e as raízes. É graças à poda e ao transplante que conseguirá isto. Deste modo.
Quando devo podar o meu bonsai?
A poda de estrutura faz-se, geralmente, no fim do Inverno ou logo no início da Primavera, antes que a seiva comece a circular. Esta poda mais severa apenas será necessária se o bonsai necessita de que a sua forma seja recuperada (formação da planta jovem ou trabalho num planta já com alguns anos). Não deve ser feito no mesmo ano do transplante.
A poda de manutenção deve ser feita regularmente, desde a Primavera até meados do Verão, para a maior parte das espécies. Para o bonsai de floração primaveril, espere até ao fim da mesma para poder começar a podar. Para o bonsai que rebenta apenas uma vez no ano (caso dos abetos, faias…), apenas uma vez é suficiente.
Como devo podar o meu bonsai?
Os princípios da poda são diferentes para cada tipo de espécie; deste modo será bom informar-se sobre a espécie antes de começar. Tanto para a poda de estrutura como para a poda de manutenção, o alvo é simplificar a linha dos ramos preservando apenas dois ramos a cada ramificação. Para a poda de manutenção, tenha o cuidado de conservar a forma do bonsai, mantendo a folhagem e as ramificações densas. Quando se começa temos a tendência de podar o ramo desde que há duas folhas; ora, isto não deixa que a ramificação se faça correctamente e provoca o alongamento dos ramos. Não é isto que queremos. Espere até que o ramo tenha produzido 6/8 folhas ou pares de folhas para então, retirar 2/3 folhas. Deste modo toda a força que está no ramo estimulará o aparecimento de novas ramificações e a conservação da folhagem densa. Na prática, deve esperar tempo suficiente entre duas podas para que os ramos sejam bastante fortes.
Em todos os casos, é necessário usar utensílios limpos e bem afiados. Há vários utensílios para a poda do bonsai. Não é necessário ter muitos nas verá que, na prática, procurará este ou aquele utensílio para cada tipo de trabalho.
Alguns truques: a poda de estrutura pratica-se apenas caso seja necessário ; a poda de manutenção deve ser feita regularmente mas sem precipitação; utilize utensílios limpos e bem afiados.