A água é um elemento essencial para cada planta. Se este elemento faltar, a planta é obrigada a ir buscar reservas a ela própria, e isso vai tirar-lhe as forças. Por outro lado, se este elemento estiver em excesso, o substrato acama-se, as raízes ficam abafadas e acabam por apodrecer, levando, irremediavelmente, a planta à morte. É necessário encontrar o equilíbrio.
Com que frequência devo regar o meu bonsai?
Não há frequência ideal pois esta depende do calor ambiente, do grau de humidade do ar, do tamanho do recipiente (um recipiente muito pequeno ou baixo secará mais rapidamente que um recipiente largo e profundo). Para melhor compreender o processo, poderá, inicialmente, pesar o bonsai quando o substrato começa a secar. Este será o seu peso de referência. Regue abundantemente ( a água em excesso escorrerá pelo buracos de escoamento), e pese de novo. A diferença de peso corresponde ao volume de água que adicionou. De seguida, pese-o de dois em dois dias, observe a folhagem, apalpe a humidade do substrato com a ponta dos dedos. Regue-o apenas quando o peso de referência estiver por perto. Assim, aprenderá rapidamente a detectar quando o seu bonsai tiver sede e poderá deixar de necessitar de o pesar.
Que água utilizar?
A água da torneira, à temperatura ambiente convém às espécies que suportam o calcário, mas de uma forma geral, esta água é demasiado calcária para as plantas de solo ácido (bordo do Japão, camélias, azáleas...). Neste caso prefira a água da chuva.
Devo pulverizar a folhagem com água?
Esta prática deve ser evitada. De facto, ao humidificar a folhagem quando o ar estiver seco, irá criar, de repente, uma atmosfera húmida à volta da planta e irá modificar a sua maneira de respirar, ao abrir os poros das folhas... mas com algum tempo de atraso. Isto poderá originar o efeito contrário pois a planta, ao abrir os poros desidrata-se mais rapidamente do que se não tivesse feito nada.
Mais vale privilegiar uma atmosfera húmida colocando à volta do bonsai algumas taças cheias de bolas de argila e água. Claro que neste caso é necessário ter o cuidado de evitar as correntes de ar que perturbarão este microambiente.
Devo imergir o meu bonsai?
Este método de rega pode ser perigoso pois pode levar a um excesso de água nefasto para as raízes, assim como a compactação do substrato. Não mergulhe o vaso do seu bonsai na água a não ser que se tenha esquecido de o regar durante um período longo ou se o substrato é argiloso e compacto.
Alguns truques: regue apenas se o substrato estiver seco e coloque o volume de água equivalente ao volume de terra, privilegie água não calcária (água da chuva), e crie uma atmosfera húmida à volta do seu bonsai.