Para que uma árvore dê fruto deve ser bem adubada. Mas “bem” não significa muito!
Jovem ou com idade, as necessidades são diferentes
A idade duma árvore determina o tipo de fertilização que lhe deve ser dado. Deste modo, as árvores de fruto jovens que estão em crescimento, não têm necessidades especiais. Trate-as como arbustos, misturando algum adubo se a terra for pobre, com composto ou terra de plantação, colocada na superfície. O importante para elas é instalar bem as raízes e formar um tronco forte.
Em idade adulta
Quando a árvore começa a dar frutos, a fertilização ajudará a produzir um número maior de frutos ao estado final. Colocar em doses fraccionadas, sempre abaixo da dose indicada na embalagem, em vez de o fazer numa só vez, o que poderia queimar as raízes e fazer cair os frutos. Colocar adubo de acção rápida 2 ou 3 vezes durante a época é mais do que suficiente a não ser que a terra esteja em mau estado (terra de detritos ou terra muito arenosa). Neste caso, deverá colocar um pouco de composto junto do pé em 1 ou 2 m de largura à volta do tronco e com 5 ou 10 cm de espessura; será útil para favorecer a vida microbiana no solo.
Os adubos de acção lenta, como o corno em pó, só fazem efeito depois de algumas semanas, mesmo alguns meses. Coloque-o bastante cedo para que os efeitos nutritivos sejam proveitosos à árvore durante o período de frutificação, ou seja, entre o mês de Janeiro e o mês de Março.
Árvores de fruto sóbrios
Nem todas as árvores de fruto necessitam de ajuda para produzirem fruto. As cerejeiras, as maçãs e as pereiras irão apreciar esta ajuda enquanto os alperces, as ameixas e os pêssegos devem apenas ser alimentados se a terra for pobre. O facto de os frutos serem pequenos não significa que a árvore tenha necessidades: pode ser sinal que houve um tempo de seca durante a época.
Na prática
Passe o ancinho ao pé do tronco das árvores antes de colocar o adubo. Não necessário enterrá-lo profundamente e pode mesmo salpicar na superfície e depois voltar a passar o ancinho. Também o pode enterrar no fundo de buracos feitos com o utensílio dos espargos, na vertical dos ramos. Uma pequena rega de seguida não fará mal.
Não esqueça
Não coloque adubo nos casos seguintes :
- seca importante durante a época de crescimento : as árvores necessitam de água e o adubo iria queimar as raízes;
- árvore doente ou infestada por insectos que picam: os adubos encorajam a proliferação dos insectos e antes de pensar em adubar deve pensar como resolver o problema.