Os nutrientes são elementos essenciais a cada planta. As plantas que crescem na terra, geralmente, encontram o que necessitam no solo, enquanto as plantas em vaso necessitam de alimento regular pois estão num espaço reduzido. Isto ainda é mais verdade para o bonsai que é plantado num volume de terra bastante pequeno. Sem alimento regular o solo empobrece e o bonsai perderá o seu vigor.
Quando devo alimentar o meu bonsai?
O bonsai necessita de alimento regular durante o período de crescimento, isto é, de Abril a Setembro. Será necessário dar-lhe alimento uma vez por mês. De Outubro a Março, diminua este alimento e pode mesmo deixar de o fazer caso seja um bonsai de folha caduca. A adição de adubo deverá sempre ser feita com o solo húmido.
Não dê adubo ao seu bonsai caso o tenha transplantado há menos de 4-6 semanas ou se o seu bonsai estiver doente ou tenha perdido as folhas.
Que adubo posso usar?
O ideal seria adubo orgânico composto de granulados de húmus que trará todo o tipo de elementos minerais necessários à saúde do bonsai. Deverá alternar com adubo químico tipo 12.12.17 que contem azoto para o desenvolvimento das folhas, fósforo para o desenvolvimento dos ramos e raízes e potássio para a floração e melhor resistência às doenças. Cuidado com o excesso de azoto pois estimula o crescimento; favorece a formação de folhas grandes e nós alongados e isto é exactamente o contrário do que deseja!
Como cada planta tem necessidades específicas será necessário adaptar a sua alimentação em função da espécie.
Alguns truques: alterne todos os meses o adubo orgânico e o adubo químico durante o período de crescimento, não coloque azoto depois do transplante ou caso o bonsai esteja doente ou não tenha folhas; cuidado com o excesso de azoto.