• Mais detalhes
  • Não se trata de uma verdadeira aranha mas de um pequeno ácaro, muito voraz e muito aborrecido, em especial para as plantas de interior. O seu nome exato é Tetranychus urticae.

    Os sintomas
    O aranhiço vermelho é tão pequeno que a sua presença física passa despercebida. Só depois de ver a alteração do aspeto das folhas que pode ter algumas suspeitas sobre uma presença nefasta. As folhas que são atacadas ficam com um aspeto acinzentado. Observando com uma lupa as folhas mostram pequenas descolorações. Parece haver como que uma poeira à superfície, debaixo de uma espécie de felpa esticada sobre a folha. Depois de alguma experiência, a descoloração da folha provocada pelo aranhiço vermelho dará nas vistas logo que a vir pela primeira vez.

    O ciclo
    O aranhiço vermelho está presente em numerosas plantas, tanto no jardim como no interior. Há sempre um individuo escondido em qualquer sítio, e vai sobrevivendo à espera de uma oportunidade. O animal multiplica-se em grande número apenas quando as condições são favoráveis, os adultos e as formas larvares (que são parecidas com os adultos) desenvolvem-se mesmo à superfície das folhas que vão sugando. As temperaturas quentes aceleram o desenvolvimento do Tetranychus urticae, enquanto que o ar húmido lhes é desfavorável.

    Como lutar
    Se a planta tem folhas espalmadas será fácil de a limpar com uma esponja embebida em água com sabão e fará assim sair o aranhiço vermelho. Em caso de ataque importante (uma boa parte das folhas da planta fica com um tom acinzentado), é necessário pulverizar um produto inseticida nas folhas. Depois é indispensável que a planta seja colocada num local em que o ar seja bastante húmido para que o aranhiço vermelho não volte a desenvolver-se.

    Como evitar
    O aranhiço vermelho dá-se bem com o ar seco e temperaturas quentes. É por essa razão que fazem frequentemente, bastantes estragos nas culturas em abrigo (estufas, túneis, mini-estufas...) e no interior. Pulverizar regularmente com água à temperatura ambiente é prejudicial ao seu desenvolvimento e mantém a boa saúde das plantas. Mas não deve abusar: o ar quente e húmido favorece o ataque dos fungos nas folhas. Por vezes é necessário escolher entre as doenças da folhagem e o aranhiço vermelho, sendo que este último é, geralmente, mais perigoso para a planta!

    O que deve saber
    Os aranhiços vermelhos podem desenvolver-se nas plantas do jardim, no exterior quando o tempo está muito quente e seco. Podemos então, ver as folhas dos vegetais sensíveis ficarem com um tom acinzentado característico. Com o regresso do tempo húmido esta infeção desaparece e as folhas novas surgem em boas condições.
  • Fotografias (1)
  • O aranhiço vermelho
    O aranhiço vermelho
    O aranhiço vermelho
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright


A Minha Conta
Carrinho 
0