• Mais detalhes
  • Armadilha para as fêmeas fundadoras 100% selectiva – para rainhas da vespa asiática “vespa velutina “. Deve ser utilizada entre o dia 15 de Fevereiro e o dia 1º de Maio
    Permite atrair e apanhar as rainhas da vespa asiática impedindo ps insectos maiores de entrar e permitindo aos insectos maus pequenos de sair.

    Para isto, a armadilha está equipada de um dispositivo de limitação de tamanho na entrada (A Ø9mm) para que a vespa europeia e as borboletas não possam entrar. Tal como um dispositivo de limitação de tamanho à saída (B Ø5,5mm) para impedir a rainha "vespa velutina" de sair mas deixando espaço para que os insectos mais pequenos possam sair.

    Um círculo de esponja no fundo da garrafa e completamente impregnado dum engodo clássico (cerveja escura + mel ou cidra + xarope ou sumo de baga de loureiro), permite a evaporação elevada e uma dispersão maior dos aromas atractivos aos primeiros raios de sol. Esta esponja evita que os insectos pequenos, atraídos pela armadilha, se afoguem.

    Uma tampa de enroscar com uma abertura de (C Ø10mm) permite fechar o acesso no topo, impedindo as rainhas de sair enquanto não nos ocupamos delas.

    Para eliminar as vespas asiáticas, coloque a armadilha fechada, durante 1 hora no frigorífico ou no congelador para que entrem em hibernação. Abra a armadilha e esmague as rainhas com uma pinça ou corte-as com uma tesoura.


    Material necessário :
    - 2 garrafas de plástico
    - 2 paus de gelado
    - 1 círculo de esponja
    - X-acto ou berbequim, régua
    - cerveja, mel, xarope


    Fabricação :
    1 - Recorte a parte superior das duas garrafas para fazer 2 funis.
    2 - Embeba a esponja com o engodo feito com uma mistura de cerveja, mel e xarope. Coloque numa das garrafas.
    3 - Depois de ter o cuidado de retirar a tampa de um dos funis, coloque-o dentro da garrafa.
    4 - Faça os buracos de entrada (em cima A Ø 9mm) e de saída para os insectos pequenos (em baixo B Ø 5,5mm). Coloque os paus de gelado (irão servir de « pista » de aterragem e de descolagem).
    5 - Fure o segundo funil (C Ø 10mm) e coloque-o na garrafa. Vai servir de tampa. Certifique-se que o buraco (C) fica em frente do buraco de entrada (A). Ao rodar esta tampa poderá abrir ou fechar a entrada (A).
    6 - A sua armadilha está pronta!


    Conselhos e astúcias de utilização :
    - Instale a armadilha assim que faça 13º Celsius
    - Instale a armadilha perto dum monte de lenha, dum lago com água e/ou numa zona florida (flores ricas em néctar onde as abelhas andam e principalmente nas camélias de Inverno com flores simples e muito ricas em néctar)
    - Instale a armadilha, de preferência, todos os dias entre as 10h00 e as 15h00 para a poder verificar, recarregar o engodo e tratar as vespas asiáticas que possam ter sido capturadas
    - Deve retirar, imperativamente as armadilhas no dia 1 de Maio pois as rainhas ficam no ninho depois do nascimento das primeiras obreiras da nova geração e não saem mais. Limpe a armadilha assim como o círculo de esponja e guarde-a até o 15 de Fevereiro próximo.

    Tem em sua possessão uma armadilha para a rainha da vespa-asiática « vespa velutina », Elimine apenas esta espécie. A mãe Natureza agradece-lhe!
  • Fotografias (3)
  • Armadilha selectiva para vespa asiática
    Armadilha selectiva para vespa asiática
    Vespa Velutina
    Autor: Nicolas Y. D. TIREL
    © Copyright
    Armadilha selectiva para vespa asiática
    Armadilha selectiva para vespa asiática
    Armadilha para as fêmeas fundadoras 100% selectiva – para rainhas da vespa asiática “vespa velutina “. Deve ser utilizada entre o dia 15 de Fevereiro e o dia 1º de Maio
    Autor: Planfor
    © Copyright
    Armadilha selectiva para vespa asiática
    Armadilha selectiva para vespa asiática
    Fabricação da Armadilha selectiva para vespa asiática
    Autor: Planfor
    © Copyright


A Minha Conta
Carrinho 
0