
A cada planta, as suas necessidades
Cuidar da camélia em vaso
- Mais detalhes
-
Segundo as variedades, as camélias desenvolvem-se de Novembro a Abril : um verdadeiro raio de sol no terraço durante a época fria! A camélia em vaso não é frágil, ao contrário do que se pensa.
O segredo: uma boa exposição
Não é difícil guardar a camélia durante muitos anos no seu vaso desde que as condições sejam do seu agrado. A camélia necessita de frescura e deve ser protegida do sol da tarde durante o Verão. Não detesta a sombra mas dará um pouco mais de flor se receber um pouco de sol da manhã (ou do fim de tarde). O seu maior inimigo? O Sol directo cuja luz viva queima sempre as folhas.
O substrato: leve, apenas
A camélia não é uma planta difícil no que diz respeito ao tipo de terra a utilizar. Deve deixar escorrer a água da rega depois de alguns minutos e não deve formar uma pasta compacta quando está húmido. Assim, a maior parte dos substratos lhe convém. Num vaso, a terra ácida pode ser leve demais pois seca mais rapidamente que uma terra clássica. Poderá mesmo fazer uma mistura das duas.
Que material?
O plástico ou a resina são os materiais que mais lhe convém, sem dúvida. A cerâmica envernizada pode ser usada mas é preferível cultivar a planta num vaso de plástico camuflado num vaso em cerâmica envernizada, servindo de vaso decorativo. A cerâmica simples de ser evitada pois seca em pouco mais de duas horas durante a época do Verão.
Deve adubar?
Quando a planta estiver bem instalada, a camélia pode receber uma fertilização com base em adubos orgânicos completos que deverão ser diluídos na água da rega. Limite a adubagem a uma cada seis semanas pois o arbusto é sensível às doses exageradas.
Os gestos bons para que a guarde durante muito tempo
Caso apanhe muito frio quando os botões se começam a abrir, aproxime o vaso da parede ou coloque-o ao abrigo de uma sebe. Também a poderá cobrir com tela de protecção, durante a noite.
Quando formar rebentos novos (depois da floração), verifique que a terra se mantem húmida.
Espere até ao fim da floração para transplantar, o que deve ser feito de dois em dois anos. Mergulhe as raízes e a terra em água durante uma hora, antes de o fazer.
Pode coloca-la algumas horas no interior para que possa desfrutar. A camélia não suporta o ar seco e quente do interior da casa. - Fotografias (5)