O compostador não é das coisas mais estéticas mas é muito útil no jardim. Felizmente que há soluções para a aproveitar e escondê-la!
Com uma planta trepadeira
É a solução mais estética e mais jardineira. Plante uma pequena liana encostada ao compostador, fazendo-a passar pela parte mais visível. Mas tem que ter algum cuidado e tem que escolher bem a planta trepadeira. Escolha uma liana vigorosa, capaz de cobrir a superfície rapidamente, mas que não crie raízes no composto par anão esgotar os seus elementos nutritivos. As glicínias, por exemplo, não cobrem suficientemente o compostador e o seu vigor de demasiado para cobrir o compostador. Evite também a hera e a vinha virgem que não são fáceis de controlar.
A trepadeira também deve apreciar a humidade pois junto do compostador a terra está sempre mais húmida. O jasmim-falso (Trachelospermum), uma passiflora, uma clematite de pequenas flores ou mesmo a madressilva oferecem boas soluções para esconder o compostador.
Se o solo for duro à volta do compostador, coloque floreiras com treliças e poderá plantar a trepadeira que cobrirá o suporte e dissimulará o compostador. Poderá ser uma trepadeira anual como as chagas-de-cristo ou uma vivaz que seja resistente à seca.
Com um separador ou uma treliça
Os painéis em madeira ou metal tal como as vedações em verga ou urze escodem de maneira instantânea e durável. Para uma camuflagem eficiente, a entrada do compostador deve fazer-se de lado, atrás do painel, permitindo um acesso fácil e escondendo, ao mesmo tempo, todo o compostador. Claro que pode guarnecer os painéis com um vegetal trepador para os alegrar.
Pense em pintar o suporte com uma cor que faça sobressair os vegetais, tal como o azul ou o vermelho. Também poderá deixá-los apanhar patina pata dar um efeito natural mas durarão menos tempo. O único ponto fraco dos separadores é a sua fixação para que o vento não os deite ao chão. Coloque pés de fixação ou aparafuse-os aos lados do compostador que é em madeira.
Com um plano de trabalho
Apesar de não ser completamente estética, esta solução é a mais funcional. Nos jardins pequenos, colocar um plano de trabalho sobre o compostador (ou dois compostadores) permite ganhar lugar e beneficiar do composto feito em casa. O plano de trabalho deverá levantar-se facilmente para colocar os materiais para decomposição e fazer a manutenção do conjunto. Para a manutenção do composto este deve ser mexido regularmente de maneira regular e assídua. Sem esta operação os cheiros no compostador poderão fazer-se sentir. Seja qual for a camuflagem, deverá sempre mexer o conjunto de matérias em decomposição de maneira regular e assim obter um bom composto!