Este inseto picador esconde-se debaixo de uma substância branca que faz lembrar farinha e daí o seu nome. Encontram-se sobretudo nas plantas de interior onde podem constituir uma praga muito aborrecida.
Os sintomas
Estes pequenos montinhos muito brancos, de textura peluda aparecem nos angulos dos caules ou na base das folhas. Com o tempo, este montinhos multiplicam-se e proliferam nos rebentos jovens. A planta vai então perder o vigor As folhas podem cair prematuramente, o crescimento abranda, as folhas jovens ficam deformadas na sequência do efeito das picadas dos insetos.
O ciclo
A cochonilha farinhenta é um inseto extremamente prolífica. Quando a temperatura aquece não chega a haver um mês de intervalo entre duas gerações sucessivas. As fêmeas enchem-se de ovos que dão origem a cochonilhas bem pequenas, que vão crescer muito rápido sugando a seiva das plantas. Os insectos ficam cobertos com uma secreção cerosa que lhes vai dar esse aspeto de algodão e que lhes dá uma certa protecção.
Como lutar
Não deve deixar que estes insetos se instalem, pois arrisca-se a vê-los proliferar rapidamente e não mais conseguir ver-se livre deles. Esta praga é muito resistente e é possível que não a consiga erradicar de uma só vez. Se os insectos forem pouco numerosos destrua-os com um cotonete embebido em álcool. Senão, efetue uma pulverização de inseticida à base de extracto de piretro. Vigie o reaparecimento e quando isso acontecer intervenha rápido desde o primeiro aparecimento. A luta é longa!
Como evitar
Algumas plantas são mais sensíveis a esta praga que outras. Encontramo-las mais frequentemente nos catos, nas plantas gordas ( ou suculentas) tal como nos fetos mas todas as plantas são suscetíveis de as hospedar. Ponha as plantas novas de quarentena. A atmosfera seca favorece a instalação deste parasita: ao fazer pulverizações regulares na folhagem (nas plantas que aguentem) reduz o risco.
O que deve saber
As plantas colocadas no exterior são frequentemente visitadas pelos predadores naturais da cochonilha farinhenta, que vão regular a população. As joaninhas, por exemplo, podem “limpar” uma planta com cochonilhas farinhentas, especialmente depois de chuvas fortes pois estas encontram-se desprotegidas!