As rajadas de vento não acontecem apenas junto do mar ! Uma divisória vegetal protege mais eficazmente que um muro. Impressionante, não?
Filtro de ar
O segredo de uma sebe vegetal na luta contra o vento é que a sebe força-o a passar por cima, deixando uma boa zona protegida. Um muro (ou uma paliçada em bloco) faz saltar o vento e cria novas rajadas por detrás da protecção; com a sebe vegetal existe acalmia. Assim deve privilegiar a sebe vegetal se se quer proteger das correntes de ar!
De preferência densa a florida
As sebes mais eficazes contra o vento são as sebes constituídas por pequenos ramos densos e não por grandes ramos. Os vegetais persistentes (fotínias, cipreste de Leyland ou Eleagnus) são bastante eficazes. Ao contrário dos arbustos com flor como a forsythia que não são eficazes contra o vento a não ser que este não seja muito forte. Com vento mais vale plantar vegetais adaptados. E se quiser ter uma zona florida, plante-a atrás da sua sebe corta-vento.
Algumas astúcias
De forma a tornar a sua sebe mais eficiente não a plante com uma fila única mas sim em duas filas e colocando as plantas alternadas. É verdade que desta forma ocupa mais espaço mas verá que é muito mais eficaz. Se o seu terreno for bastante grande poderá mesmo plantar duas sebes em vez de uma, deixando um espaço de 2 metros entre elas. Na linha da frente coloque os vegetais mais resistentes (cipreste de Leyland, por exemplo) e atrás plante uma segunda fila de vegetais densos (o abrunheiro, por exemplo).
Junto do mar
Mesmo se o vento é violento e sopra frequentemente, é possível criar uma zona abrigada. Basta plantar várias sebes com 1 metro de espaço entre elas, colocando de frente para o vento as plantas que lhe resistem tal como a roseira rugosa ou a beldroega da praia. Atrás coloque vegetais um pouco mais altos como o pirliteiro ou o tamaris. Finalmente, por detrás plante coníferas resistentes ou arbustos de folha persistente.
Proteja-os no início
Para que possam resistir ao vento, as plantas devem estar bem instaladas. Não deixe que o vento as maltrate e proteja-as com uma tela corta-vento com, pelo menos, 1 metro de altura. Fixe-a com postes resistentes (enterrados com inclinação contrária ao vento). Pode também a sua sebe corta-vento. Quanto menos alta for mais espessa se tornará e, por consequência, mais eficaz.