Estas bolas de pêlo adoram frequentar o jardim. Encontra aqui algumas astúcias para que venham mais vezes e que fiquem mais tempo. Se na sua zona há esquilos, estes conselhos farão com que venham para o seu jardim.
Coloque comedouros
No Inverno, o esquilo gosta de vir pilhar os comedouros dos pássaros, especialmente de houver amendoins, os seus preferidos, e com eles perdem toda a timidez. Um comedouro cheio de avelãs também os fará aproximar. Uma pequena taça ou um frasco suspenso serão suficientes pois os esquilos têm tendência para destruir os comedouros dos pássaros. Pendure o comedouro num ramo bastante largo e observe. Assim que o esquilo descobrir o manjar, ele vai esconder tudo em pouco tempo. É por esta razão que não precisa colocar grandes quantidades de cada vez.
Prefira as sebes caducas
Os alinhamentos de arbustos com folhas caducas como a carpa europeia são os preferidos dos esquilos pois se sente em segurança. Também poderão caminhar nos rebordos e no chão mas passarão mais tempo nos arbustos que são mais seguros.
Plante uma árvore hospedeira
Não há árvore que mais agrade ao esquilo que a aveleira. Escolha uma variedade muito frutífera. Mesmo que o arbusto seja plantado isolado, os esquilos dos arredores não deixarão de o visitar. Mas atenção: estes animais são muito eficiente em “despejar” a aveleira de todas as suas avelãs, mesmo antes dos frutos chegarem a maturidade. As avelãs serão, na maior parte, para os animais e muito pouco para si…. No Verão, o esquilo aprecia as árvores com bagas, desde a cerejeira até aos pequenos frutos.
Evite as armadilhas
Os maiores inimigos do esquilo são afogamento ou a queda em espaços estreitos. Nos pequenos lagos ou piscinas, não se esqueça de colocar uma prancha que permita que o animal possa sair da água. Coloque uma grelha na entrada superior dos tubos de escoamento dos telhados. É também muito útil para os pássaros.
Dê-lhes um abrigo
O esquilo não hesitará em ficar com um ninho de pássaros, alargando o buraco de entrada para poder passar. Também pode acontecer que tenha como refeição os habitantes do ninho pois poderá, eventualmente, alimentar-se dos recém-nascidos na Primavera. Reserve-lhes uma caixa com uma entrada larga de 8 cm de lado e pendurada numa árvore, em altura. Esta será uma boa maneira de gerir esquilos e pássaros.
Admire-os de longe
Ainda que não sejam portadores de doenças perigosas para o homem (caso raras excepções), não deve entrar em contacto com o esquilo. Este animal adorável não hesita em morder se for apanhado de surpresa e inflige uma mordedura profunda. Contente-se em admirá-lo na sua faina au emitir pequenos ruídos com a língua: intrigado, o esquilo aproximar-se-á pouco a pouco de si. Ele nunca ataca e a sua curiosidade leva-o por vezes a subir em cima dos jardineiros!
À savoir
O esquilo cinzento Originário dos Estados Unidos, este esquilo escapou-se na natureza. Ele dizima o esquilo vermelho que se torna raro; Privilegie o segundo mas não encoraje a presença do primeiro.