O vaso não é apenas um recipiente onde se podem cultivar plantas mas também uma maneira eficaz e fácil de criar um novo ambiente ou de renovar a decoração. Alguns conselhos e ideias a experimentar!
Efeito linhas puras: aproveite o ritmo
Para conseguir um efeito design de pureza, utilize um número reduzido de componentes para compor o cenário. O efeito não falha: um vaso repetido em alinhamento numa distância mais ou menos longa. São necessário, pelo menos três vasos para que o efeito comece a funcionar mas é preferível utilizar 6. Não os coloque muito próximos: deixe, entre cada um deles, pelo menos a distância igual à sua altura. E pelo é das plantas utilizadas privilegie a uniformidade em vez da diversidade: coloque a mesma planta em cada vaso. Ou então alterne mas neste caso a condição é que os vaso sejam mais numerosos (pelo menos 10). Se alternar com duas plantas, escolha-as bastante diferentes na sua forma e também na cor.
Efeito multicor: aproveite a diversidade
Se, ao contrário, quer dar uma impressão de vida e de movimento, não utilize apenas um tipo de vaso mas sim vários. Varie as formas, as cores e os tamanhos. Mas cuidado: não misture também tudo e mais alguma coisa! O sucesso da composição feita com variedade de vasos consiste em associar recipientes do mesmo tipo: plástico colorido com plástico colorido, argila com argila, etc. Assim, escolha o seu universo inicialmente e restrinja-se a isso. Se assim não for acabará com uma confusão de vasos que não darão qualquer resultado. Sobre as plantas a utilizar tenha o cuidado colocar em cada vaso a planta mais adequada a ele. Evite colocar plantas pequenas em vasos grandes: isso tem por efeito de valorizar o material em que o vaso é feito e fazer desaparecer (visualmente!) a planta. Se não poder colocar vasos, prefira a solução: o efeito de exuberância é mais amplificado com formas desiguais.
Um grande = vários pequenos
Numa criação de ambiente com vasos, o tamanho é muito importante. Um vaso grande parece ainda maior se, tiver o cuidado de colocar junto dele, objectos (ou outros vasos do mesmo material) muito pequenos. Utilize os materiais para dar importância aos seus vasos na decoração. Por exemplo, junto dum pinheiro num vaso coloque algumas pinhas que ocuparão o vazio que existe junto dum vaso grande. Uma planta num vaso tal como uma planta colocada em terra deve ter algo com que se associe para que o efeito seja ainda mais surpreendente.
Faça mudanças!
Não deixe de mudar frequentemente os seus vasos para renovar a decoração. De acordo com a estação do ano dê um lugar de preferência à planta que está mais bonita nesse momento, tanto pela sua cor como pela sua floração. Um bom truque consiste em guardar vasos vazios para receber “a” planta estrela da composição. Também pode associar plantas permanentes (com vivazes, arbustos ou bolbos) com vasos de plantas sazonais e poderá alternar regularmente. É mesmo o mais recomendado!