• Mais detalhes
  • Viajar em alguns metros quadrados é possível, seja qual for o clima, desde que escolha bem as suas plantas e as organize como um postal!

    Condições certas
    Entre Abril e fins de Agosto é o momento ideal para criar um recanto exótico. As temperaturas quentes oferecem boas condições às plantas para que se enraízem e formem uma raiz sólida que lhe dará boa resistência. Dê-lhes terra rica pois geralmente são plantas com bastante apetite. Enriqueça a terra com substrato de plantação. Regue copiosamente como se fossem bambus. No inverno deixe-as dormir sob uma camada de folhas mortas. No entanto, tenha cuidado com a humidade estagnante (caso o solo esteja demasiado húmido) pois pode ser fatal para elas. Verifique que a camada de protecção não as mantenha numa atmosfera demasiado húmida.

    Escolha as plantas e distribua-as correctamente
    É com uma mistura alegre e sem ordem específica que nasce a impressão de ambiente luxuriante. O que não quer dizer que as plantas sejam escolhidas e plantadas ao acaso. Assim, deve seguir algumas regras simples:
    - favoreça as plantas com folhas largas e com floração vistosa, misturando-as sem fazer linhas;
    - evite as misturas com plantas clássicas (dálias anãs, roseiras, clematites) que evocam mais o campo que o exotismo;
    - arranje um ecrã que possa servir de tela de fundo (vedação, bambus ou ainda gramíneas altas como o Miscanthus) ;
    - antecipe o crescimento tardio : muitos vegetais de aspecto exótico desenvolvem-se mais tarde.

    Folhagem larga
    O efeito exótico nasce com as folhas largas que fazem lembrar os trópicos: plante-as sem moderação. Entre as mais fiáveis, escolha a bananeira do Japão, a árvore do papel de arroz, o ruibarbo gigante do Brasil, o linho de Nova Zelândia, a fatsia, as cannas e mesmo uma Catalpa (que será cortada rente ao solo a cada ano que passar), etc. Claro que as palmeiras e as cycas são bastante recomendadas: isole-as um pouco do resto. Aumente o efeito de diversidade de folhagem utilizando diferentes variedades de cada planta.

    Cores garridas
    Ao lado das plantas com folhas largas plante vegetais de floração viva como as campsis, as cannas, o clerodendrum, o arbusto banana, a cassia, etc. Nos primeiros tempos misture flores com pouco tempo curto de vida para dar um toque de cor, enquanto os vegetais de desenvolvimento mais lento se instalam e começam a florir. No que respeita as folhagens, as heucheras e as hostas darão um efeito colorido mesmo fora da época (no que diz respeito às heucheras). Trarão um complemento ideal ás plantas floridas.

    Um pouco de ambiente
    Uma escultura no local certo, uma fonte ou mesmo uma cama de rede colorida para dar um toque de "farniente tropical" equilibrarão o efeito de selva e darão vontade de experimentar a frescura da composição. Pense também em colocar uma iluminação (seja vela ou electricidade) nestas longas noites de verão!
  • Fotografias (4)
  • Criar um recanto exótico
    Criar um recanto exótico
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright
    Criar um recanto exótico
    Criar um recanto exótico
    As palmeiras são incontornáveis!
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright
    Criar um recanto exótico
    Criar um recanto exótico
    Árvore do papel de arroz (Tetrapanax)
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright
    Criar um recanto exótico
    Criar um recanto exótico
    flor de canna
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright


A Minha Conta
Carrinho 
0