• Mais detalhes
  • Substituir as telhas por uma camada de verdura não é complicado. Mas reserve esta opção ao abrigo de jardim pois há restrições a respeitar.
    O telhado verde tem certas vantagens pois regula a temperatura no edifício em que se situa. E isto tanto no Verão como no Inverno. Este telhado não impede a recuperação das águas pluviais pois o telhado apenas retém uma pequena quantidade de água (até 10 mm por m²). No caso de chuva fina, o telhado verde rega-se a ele mesmo mas em caso de trovoada, deixará escorrer uma parte da chuva.

    Um princípio simples
    A técnica consiste num sistema simples constituído por uma camada de plantas formando um tapete, como algumas plantas suculentas resistentes ao frio e que são cultivadas sobre uma camada drenante leve como a pozolana ou xisto expandido. A relva no telhado, que encontramos muito na Europa do Norte, não é adaptada pois de vez em quando esta tem que ser cortada e tem tendência a secar completamente no Verão em caso de episódios de seca que estão a tornar-se correntes. Para criar um telhado verde existe uma condição essencial: que a estrutura do edifício possa suportar a carga do tecto na sua maturidade, depois de chuvas fortes, cerca de 30 a 50 kg por m². Será necessário reforçar a estrutura dos abrigos de jardim que não são concebidos para esta utilização!

    Várias camadas
    Em princípio, deve ser colocada uma camada à prova de água (estanque) no telhado. A melhor solução é colocar um oleado, usado para fazer os tanques, e que se cola na estrutura do telhado. Pensar em fazer rebordos para segurarem o substrato (xisto expandido) que será colocado por cima. É mais fácil de fazer um telhado verde com inclinação suave (menos de 15º) pois senão deverá adicionar barrotes horizontais em cima do oleado que servirão para segurar o substrato e evitar que este não escorregue. O oleado não deve ser furado para que não haja fugas nesta zona. Quanto ao substrato, pense leve, uma camada com cerca de 5 cm de espessura. Não deve colocar terra, areia ou mesmo gravilha pois seria pesado demais. Poderá ajudar a natureza espalhando um pouco de substrato. O substrato para bonsai é bastante adaptado neste caso e poderá colocar cerca de 2 kg por m² (cerca de um saco).

    A plantação
    Consiste em fixar as plantas suculentas no substrato, tendo retirado uma boa parte do torrão. É preferível que o tempo esteja um pouco húmido para que as plantas tenham o tempo de criar raízes e crescer um pouco. De qualquer forma, a instalação é lenta e serão necessários dois anos para cobrir todo o telhado (conte com 10 plantas por 1 m²). Será aconselhado regar um pouco no momento da seca estival. No início de época, coloque adubo de libertação lenta, como para a relva. Depois da vegetação estar bem instalada nas vertentes, não terá mais nada para fazer. Poderá mesmo tentar outras plantações como a corriola da Turquia, lírios, tomilhos, stipa, serpilho...
  • Fotografias (5)
  • Criar um telhado verde
    Criar um telhado verde
    Uma cabana com telhado verde, um toque muito especial!
    Autor: B&G Medias
    Copyright
    Criar um telhado verde
    Criar um telhado verde
    Experimente numa cabana e não numa habitação!
    Autor: B&G Medias
    Copyright
    Criar um telhado verde
    Criar um telhado verde
    Uma cabana com telhado verde, um toque muito especial!
    Autor: B&G Medias
    Copyright
    Criar um telhado verde
    Criar um telhado verde
    Debaixo da camada vegetal, uma camada espessa de pozolana serve de substrato e vai-se enriquecendo pouco a pouco.
    Autor: B&G Medias
    Copyright
    Criar um telhado verde
    Criar um telhado verde
    Quando o substrato estiver rico e a base de drenagem for espessa, pode implantar variadas gramíneas.
    Autor: B&G Medias
    Copyright


A Minha Conta
Carrinho 
0