Prepare um ambiente com ares de época de férias na montanha em apenas alguns instantes. Para começar necessita sobretudo de... pedras!
Toujours avantageuse
O canteiro de pedras é um canteiro diferente dos outros. Habitado por plantas baixas, que, geralmente, crescem como almofadas ou como tapetes, as pedras têm um papel importante e não apenas na decoração. Na verdade, as plantas originárias da montanha necessitam do solo sempre fresco, mesmo no Verão. As raízes enterram-se profundamente no solo à procura desta humidade. Ao contrário, no Inverno, detestam a água estagnada. É por isso que devem ser plantadas acima do nível do solo.
No solo húmido, pelo contrário, as pedras oferecem um grande benefício no sentido contrário: ao sobrelevar um maciço com pedras, permite que as plantas de solo bem drenado possam crescer. As alfazemas, o helichrysum, as campânulas e outros vegetais de solos bastante húmidos crescerão neste ambiente.
Pedras e não só
O canteiro de pedras é composto, essencialmente, de pedras mas não só. Também é necessário alguma terra entre as pedras para que as plantas possam crescer. É necessário, em primeiro lugar, edificar o canteiro de pedras empilhando as pedras ou rochas; também a parte que ficará invisível, eventualmente todo o material mineral. O centro do monte de pedras pode ser constituído por outras coisas que não pedras ou rochas naturais, reduzindo o custo mas também para reciclar possíveis restos de construção indesejáveis: os vegetais não se importam desde que haja terra boa nos interstícios! No entanto, as pedras visíveis devem ser bem escolhidas. Deixe-as aparecer em superfície para reforçar o efeito de harmonia entre o mineral e o vegetal.
Na prática
Componha o seu monte misturando terra boa, mesmo melhorada, com substrato de plantação e com pedras, contando 2/3 de pedras para 1/3 de terra. Termine preparando pequenos buracos de plantação, isto é, pequenos espaços sem pedras, com pelo menos 10 cm de largura e 20 de profundidade, para colocar os torrões de plantas. O ideal seria de deixar descansar o monte durante algumas semanas, antes de plantar, para dar tempo a que o conjunto assente. Plante desfazendo o torrão dos vegetais e espalhando as raízes em profundidade, sem as estragar. Elas procurarão a frescura em profundidade. Regue apenas depois da plantação e mantenha a terra húmida enquanto ganham raízes e se adaptam. Geralmente é necessário regar no Verão pois o canteiro de pedras seca rapidamente durante as épocas mais quentes.
Atenção, ervas daninhas
Se o efeito decorativo é grande, não esqueça que necessita de manutenção. As ervas daninhas adoram aparecer e instalar-se nesta boas condições e é necessário retirar as ervas. Mais vale fazê-lo regularmente para o fazer rapidamente. As ervas daninhas que já se instalaram são mais difíceis de retirar e fazer desaparecer. Como o canteiro de rochas é acessível, é fácil retirar as pequenas plantas indesejáveis, logo depois de aparecerem (principalmente na Primavera e no Outono).