• Mais detalhes
  • Esta doença começa com o aparecimento, na conífera, de alguns ramos secos e logo mais aparecem outros. Se nada for feito é a conífera inteira, ou mesmo a sebe toda que está em perigo !

    Os sintomas
    Os primeiros sinais da doença passam, geralmente, despercebidos: pequenos ramos, com apenas alguns centímetros, secam aqui, secam ali, como se tivessem sido cortados e esquecidos na árvore. Depois são ramos cada vez maiores que secam. Num estado avançado da doença, a conífera inteira começa a secar, sem quaisquer ramos válidos. Pouco depois morrerá.

    O ciclo
    O definhamento da conífera é causado por um fungo. O germe da doença instala-se nalguns raminhos pequenos e vai provocar a sua seca: este ponto corresponde aos primeiros sinais da doença. Com o passar do tempo, os ramos atacados contaminam os ramos sãos e a doença espalha-se por toda a planta. Podem passar-se vários anos entre o aparecimento da doença e a sua dispersão pela planta inteira. Deste modo, a evolução do enfraquecimento não é uma situação inevitável, na condição de tomar alguma medidas corretas para lutar contra isto.

    Como lutar
    Logo que dê conta dos primeiros sintomas efetue uma pulverização com um produto destinado a lutar contra os fungos como, por exempo, o enxofre molhável ou a calda bordalesa. É importante repetir o tratamento depois de cada época quente e húmida, em especial no outono e na primavera, pois são as alturas de mais forte virulência da doença. Os extratos vegetais (adubo verde de cavalinha, por exemplo) não são eficazes neste tipo de ataque.

    Como evitar
    As sebes cortadas em forma são muito mais sensíveis à doença do que as outras pois os germes propagam-se tanto pelos utensílios de corte como pelas tesouras ou corta-sebes. Tenha o cuidado de desinfetar as lâminas de corte antes de cada poda, especialmente se lhe emprestam um corta-sebes ou se o aluga. Além disto, a doença desenvolve-se mais facilmernte nas coníferas que estão num espaço mais confinado e em condições de humidade constante, como as sebes que recebem água de escoamento dos terraços que protegem. Neste tipo de situação, mais vale escolher outros vegetais além das coníferas para formar a sebe.

    O que deve saber
    O enfraquecimento súbito da conífera (em apenas poucas semanas) está ligado a outra doença que se ataca às raízes: a podridão.
  • Fotografias (1)
  • O enfraquecimento da conífera
    O enfraquecimento da conífera
    O enfraquecimento da conífera
    Autor: Jean-Michel Groult



A Minha Conta
Árvores XXL
Carrinho 
0