Esta doença tem um nome adequado pois ela parece mesmo ferrugem! Pode ser muito espetacular mas não é prejuducial para a vida da planta. Aparece, geralmente, nas roseiras, na malva-rosa e nas plantas da família do alho-francês tal com alguns arbustos.
Os sintomas
Pequenos pontos laranja que aparecem nas folhas que ainda não estão completamente desenvolvidas e que, a pouco e pouco vão tendo algum relevo e vão crecendo. Algumas semanas mais tarde aparece uma textura poeirenta, sinal de que a doença se está a espalhar pois o fungo que é responsável pela doença está na fase de reprodução. As folhas mais atacadas podem ficar deformadas. Seja qual for o caso, as folhas ficarão amarelas e cairão prematuramente.
O ciclo
Tudo começa com a germinação de um esporo (germe microscópico semelhante a um grão de poeira) na superfície da folha. Na maior parte das vezes, o esporo é levado até à planta por uma gota de água da chuva que o fez saltar do chão. Vai desenvolver filamentos nos tecidos da folha e prolifera, provocando o aparecimento de manchas de destruição localizadas. Quando as condições são favoráveis, isto é, quando o tempo está ameno e húmido, a ferrugem vai desenvolver-se apenas em alguns dias. Quando as condições se tornam desfavoráveis, ou porque está demasiado frio ou demasiado seco, o seu desenvolvimento interrompe-se. Se nesse momento a planta está em crescimento, as folhas jovens ficam ilesas.
Como lutar
A ferrugem é um fungo sensível aos produtos derivados do enxofre mas também aos extratos vegetais que agem contra os fungos patogénicos. No início do ataque não é necessário recorrer a estas soluções: Basta retirar as partes atingidas para que a doença não se espalhe. Só apenas no caso de ataque generalizado é que deve pensar em fazer uma pulverização quer seja de enxofre molhável ou com um extracto de cavalinha (diluído).
Como pode evitar
Pode limitar o risco utilizando variedades resistentes às doenças, especialmente no caso de roseiras ou de plantas hortícolas sensíveis à ferrugem. Na horta, o solo demasiado húmido encoraja as doença nos legumes. Não deixe ficar ficar as folhas doentes no solo junto das plantas. Tal como outras doenças, a ferrugem é uma doença oprtunista que se desenvolve, principalmente, no orgãos mais frágeis como é o caso das folhas em fim de estação. Se ela aparecer é sinal que é tempo de fazer uma limpeza na vegetação esgotada e não tanto que é necessário fazer um tratamento! Por outro lado, a presença de plantas associadas que devem supostamente afastar as doenças (como o alho) não são muito eficazes, mesmo no caso de estarem presentes!
O que deve saber
Como o "oídio" (pó branco das folhas), o fungo da ferrugem que se ataca a uma planta não pode contaminar uma planta diferente, apenas . Como exemplo temos a ferrugem da roseira que não se pode transmitir aos alhos franceses. Poderemos ver a ferrugem aparecer simultaneamente em plantas muito diferentes apesar de tipos de fungo diferentes. Isto acontece porque as condições são favoráveis às doenças causadas por fungos, de uma maneira geral.