• Mais detalhes
  • No jardim ecológico os resíduos verdes são um assunto muito sério. Não apenas porque são úteis a todos mas sobretudo porque os resíduos representam um riqueza inimaginável!

    Que resíduos?
    Os resíduos verdes são todos os restos de vegetação: ramos podados, erva cortada, plantas de legumes que já não dão nada, folhas mortas, etc. Mesmo num jardim pequeno, isto representa um volume relativamente grande. Se os deitar fora está a retirar à sua terra todos os elementos nutritivos que elas contêm. É preferível reciclá-las no próprio local para não esgotar o seu solo inutilmente! Para o fazer tem várias soluções.

    No composto!
    No que diz respeito aos resíduos verdes, o primeiro reflexo é misturá-los ao monte de composto, onde se irão decompor com o restante material. Os caules duros, os ramos grossos devem ser triturados para se decomporem mais rapidamente. Mas nem todos os resíduos vegetais devem ser adicionados ao composto pois podem criar problemas de seguida. Se tiverem alguma doença contagiosa, não os adicione ao composto mas coloque-o num local adaptado. Do mesmo modo, se os seus resíduos têm sementes, o composto que daí resultará irá voltar a semear essa planta, o que pode não ser muito agradável. O composto não aquece suficientemente para destruir as sementes dos resíduos vegetais e corre o risco de as encontrar no fim da compostagem. Neste caso também deve tratar os seus resíduos de outra maneira.

    Recicle no local
    A melhor maneira de reciclar os seus resíduos verdes sem os compostar e sem privar o jardim deles é, por exemplo, fazer uma cobertura de solo junto ao pé das culturas mais resistentes, junto de uma sebe ou debaixo dos arbustos. Ali, os restos vegetais vão-se decompor sem se poderem semear à sombra. Tenha apenas cuidado em não colocar material contagioso junto de uma planta frágil. Este método não deve ser usado, especialmente com as roseiras e os bordos do Japão, que são plantas muito sensíveis. Por outro lado ao pé de uma sebe de arbustos com folhas persistentes ou de coníferas pode colocar tudo o que quiser.

    Usos desviados
    Os resíduos verdes podem fazer-vos vários favores. Cortados em pequenos pedaços enriquecerão a terra no local onde os puser. Em terra pesada, estas matérias permitirão de torná-la mais leve, como o faria o estrume que se decompõe lentamente. Alguns resíduos podem ser muito decorativos se os dispusermos de maneira criativa. As pinhas, por exemplo, decorarão o solo junto do pé de uma planta num vaso, enquanto que a casca que caiu do plátano, fará sobressair o arbusto de buxo bem cortado. E não esqueça de fabricar alguns tutores com os ramos que podou!

    Doenças muito aborrecidas
    Existem casos de doenças muito contagiosas como os nematóides das raízes ou a cochonilha farinhosa. Como estas doenças podem atacar qualquer planta, não se deve usar como cobertura de solo mas sim, deitá-los fora, no centro de recolha de resíduos, por exemplo.

    Não queime !
    Queimar as plantas traz limpeza e espaço livre…mas polui terrivelmente! A combustão liberta bem mais dioxinas e partículas no ar ambiente que, se fizesse dezenas de quilómetros para os ir pôr num centro de recolha de resíduos… E a maneira mais ecológica é reciclá-las no próprio local, para benefício do jardim !
  • Fotografias (2)
  • Gerar os seus próprios resíduos verdes
    Gerar os seus próprios resíduos verdes
    Que resíduos?
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright
    Gerar os seus próprios resíduos verdes
    Gerar os seus próprios resíduos verdes
    Não queime !
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright


A Minha Conta
Carrinho 
0