• Mais detalhes
  • Uma praga é um animal que se ataca a uma planta. Em tempos também se utilizava o termo "parasita” ou "verme”. O nome que lhes damos não importa: o importante é compreender o que temos pela frente para nos podermos livrar deles...

    Pragas ou insetos que andam por aí ?
    Não é porque há insectos numa planta, que a vão devorar. Por vezes, estão apenas pousados na planta para chamarem os seus congéneres, mas não estão lá para comer a planta. O que lhes interessa é a parada nupcial. E necessário fazer a diferença entre os que estão de passagem e as pragas pois estas, vão mesmo atacar e estragar a planta. Também não deve confundir a praga com o seu predador natural. A praga age, geralmente, de noite ( é o caso do otiorhynchus), para se esconder dos predadores que o queiram devorar. E, por vezes, quando observamos uma planta atacada, vemos o predador que está à procura da mesma coisa que nós: o inseto que ataca a sua planta! Então não confunda o seu aliado com o seu inimigo!

    As pragas discretas
    Os maiores bicharocos não são os que causam mais estragos. Os caracóis grande, por exemplo, causam muito menos estragos que as pequenas lagartas cinzentas, que se escondem nas folhas durante o dia. Por outro lado, pequenos insectos muito discretos podem causar muitos estragos a uma planta apesar de serem quase invisíveis. Temos o exemplo das cochonilhas de carapaça que são capazes de enfraquecer uma planta quando a sua proliferação passa praticamente despercebida, a menos que a observe de bem perto. O exame deve fazer-se minuciosamente e sem brusquidão. Não faça fugir o animal da praga para o poder observar e identificar.

    Faça de detetive
    Observe primeiro as folhas sem lhes tocar, depois volte-as delicadamente com uma só mão. Coloque a outra mão debaixo da folha que estivar a virar, com a palma da mão para cima. Se for um inseto-praga, ao ser perturbado vai-se deixar cair. Se tem medo dos pequenos bicharocos peça a alguém que o faça por si ou coloque luvas. Alguns insectos-pragas são tão furtivos que se deixam cair no solo quando o jardineiro ainda está a uma distância de 3 metros da planta!
    Lembre-se que aquele que anda por lá nem sempre é o autor. É talvez o predador natural do bichito que vos causa todos os problemas. Se não conseguir encontrar vestígios de animal, examine a terra junto da planta pois o inseto-praga pode esconder-se lá. Verifique também que não se trata de uma doença, isto é, um feito que não é produzido por um animal mas por um fungo ou outro agente infeccioso. Por vezes, é necessário deixar passar alguns dias para identificar a causa que está na origem dos sintomas observados na planta. Mais vale perder um pouco de tempo e fazer um bom diagnóstico do que tratar à toa sem, no entanto, curar a planta!
  • Fotografias (1)
  • Identificar a praga
    Identificar a praga
    Faça de detetive
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright


A Minha Conta
Árvores XXL
Carrinho 
0