Antes de plantar alguma coisa num vaso que já utilizou tenha bons reflexos. Evitará doenças e acima de tudo, terá melhores resultados e melhores plantações. E isso, não tem preço!
Mude ou guarde, eis o dilema
As flores de bolbo, que floriram bem, as plantas que deram muitas flores na sua época… Temos vontade de lhes dar mais uma oportunidade para que possam “brilhar em segunda época”. Mas, entretanto é necessário guardá-las em vegetação e dar-lhes bons cuidados para que possam constituir reservas. Durante esse tempo elas ocupam lugar e na varanda ou no terraço o espaço é sempre pouco. A escolha é sua: é fantástico acompanhar a evolução da planta durante todo o ano mas quando temos vontade de ver flores durante todo o ano temos que renovar e desocupar o espaço!
Guardar a terra ou não?
Quando utilizamos uma floreira ou um vaso, a terra que está lá dentro pode voltar a servir mas apenas em alguns casos: se teve uma planta de desenvolvimento pequeno (basílico, por exemplo), que não apanhou doenças e cujas raízes não se desenvolveram em todo o vaso. O melhor é ainda renovar a terra, quanto mais não seja para que possa oferecer um substrato rico e nutritivo às suas futuras plantações.
Pequena desinfecção
Depois de ter esvaziado os vasos, passe-os por água. Não só porque vai limpar alguns predadores escondidos (as lesmas gostam de se refugiar no rebordo dos vasos!). Mas especialmente porque dará nova vida aos vasos que, limpos terão muito melhor aspecto. Basta escovar os vasos com água e um pouco de sabão. Não é necessário utilizar lixívia e produtos tóxicos!