A mosca branca é chamada mais exatamente "aleirodídeos". Vai mais facilmente notar a sua presença que o estrago causado por ela!
Os sintomas
Ao tocar ao de leve nas folhas, pequenos mosquitos brancos voam e vão se pousar no avesso das folhas, a algumas dezenas de centimetros mais longe. As folhas atacadas mostram vestígios de picadelas e têm cor cinza no avesso das folhas. A face superior da folha parece intacta.
O ciclo
A mosca-branca passa o inverno ao abrigo escondendo-se num local abrigado, tal como uma mini-estufa ou a cabana de jardim. Quando as temperaturas ficam suficientemente quentes, irá reproduzir-se na parte inferior das folhas da planta preferida e prolifera até ao outono.
Como lutar
A melhor maneira, de lutar contra a infestação da mosca-branca consiste em pulverizar um inseticida, com o piretro, nas folhas mais atingidas. A presença de alguns insetos destes não é grave. Só se torna grave se se perceber que a planta estão a enfraquecer e aí tem que agir. É possível agir antes procurando estorvar e impedir o seu desenvolvimento, pulverizando uma decoção de alho na parte inferior das folhas. Este método suave é muito útil na horta, nos legumes, onde as moscas-brancas podem podem ser numerosas em alturas mais quentes e húmidas.
Como evitar
Este inseto picador prolifera quando se encontra em situação confinada. Por exemplo, ao arejar as culturas nos túneis de plastico ao abrigo ou nas estufas irá limitar a reprodução. Também poderá evitar de cultivar as plantas sensíveis em número elevado para não favorecer a contaminação de uma planta a outra. Deve misturar os diferentes tipos de plantas caso o ataque da mosca-branca aconteça anos seguidos.
O que deve saber
A mosca-branca tem preferência por várias plantas. Nas estufas é o tomateiro a mais sensível. A partir do meado de Maio deve inspecionar regularmente as plantas cultivadas desta maneira.