• Mais detalhes
  • O sol é um dos elementos essenciais a cada planta. É sob a sua acção que as folhas absorvem o dióxido de carbono do ar e o transformam em açúcar que irá alimentar cada célula da planta. Ao mesmo tempo, os elementos climáticos têm um papel muito importante no desenvolvimento do bonsai.

    Devo expor o meu bonsai ao sol?
    Sim, mas o tempo de exposição depende da sua região e do seu bonsai. Se estiver numa região de muito sol e Verão muito quente, a exposição em contínuo poderá secar o substrato rápido demais e queimar a folhagem. Por outro lado, se o seu bonsai tiver falta de sol, as folhas serão mais grossas (para captar melhor a luz).
    De uma forma geral todos os bonsais necessitam de exposição solar regular, mesmo o bonsai de interior (que deverá trazer para o exterior quando as temperaturas o permitirem). Será necessário aclimatá-lo aos poucos para evitar que a folhagem queime. Ao mesmo tempo, alguns bonsais, como o bordo do Japão, apreciam um pouco de sombra no Verão.
    Seja qual for a situação, prefira a exposição a sul, ao abrigo das correntes de ar.

    Higrometria
    No seu local de origem, o bonsai beneficia de Verão quente e húmido e de Inverno frio e seco. Estas condições climáticas são ideais para a sua cultura. Nas nossas regiões acontece o contrário, Verão quente e seco e Inverno frio e húmido. Deste modo, é necessário criar uma atmosfera húmida no Verão e proteger o bonsai do excesso de humidade no Inverno.

    Verão: criar atmosfera húmida
    O ar seco é inimigo do bonsai. Para conservar o bonsai de boa saúde é imperativo criar um microclima húmido à sua volta. Para isto, evite as correntes de ar e coloque pratos com bolas de argila húmida à volta do bonsai: a água evapora-se criando uma atmosfera húmida.

    Inverno : evite o excesso de água
    Como já mencionámos quando falámos da rega, o excesso de água e a água estagnada são muito nefastos pois impedem a boa oxigenação das raízes. Isto ainda acontece mais no Inverno pois o bonsai entre em repouso vegetativo e as suas necessidades são menores. Além disto, o gelo pode estalar o vaso de barro... Deste modo, é importante poder colocar o bonsai ao abrigo da chuva caso esta dure alguns dias. Deve também abrigar o bonsai em caso de neve pois esta escurece a folhagem e pode partir os ramos.

    O frio e o gelo
    Para seguir o ciclo natural, com excepção das espécies tropicais, os vegetais necessitam da alternância das estações do ano. O frio permite-lhe entrar em repouso, provoca a transformação em lenha dos tecidos e a floração para algumas espécies... No entanto, o fraco volume de terra à volta das raízes torna-os muito vulneráveis (mais ainda caso o substrato esteja húmido); é necessário proteger o seu bonsai depois de uma ou duas geadas leves. Para as espécies mais resistentes basta uma simples protecção para as raízes (colocar dentro dum vaso grande cheio com serradura, por exemplo); para outras espécies, será prudente colocá-las numa estufa-fria, especialmente se as noites forem bastante frias e as temperaturas não fiquem positivas durante o dia. Pense no arejamento durante o dia pois os raios do sol podem transformar rapidamente a estufa num forno...
    Deve ser prudente até ao fim da Primavera pois mesmo uma geada pequena pode estragar os rebentos.

    Alguns truques: o sol e o frio são necessários ao bom desenvolvimento do bonsai, mas não deve haver excesso. Privilegie a exposição sul, sem correntes de ar, um ambiente húmido no Verão e um abrigo contra o gelo e a chuva no Inverno.


A Minha Conta
Carrinho 
0