• Mais detalhes
  • O aparecimento do líquen nos ramos é acompanhado com uma diminuição de crescimento da planta onde este se instalou. Será que é uma planta parasita? Não! Se o líquen de desenvolve é por causa da negligência do jardineiro!


    Os sintomas
    Os líquenes aparecem nos ramos de maneira progressiva. No início aparece apenas uma pequena crosta, com pouco mais de alguns centímetros de largo. Com o decorrer dos meses e dos anos a crosta aumenta de tamanho até cobrir todas a casca da planta. O líquen mais comum forma uma crosta amarela mas também é muito comum ver líquen cinzento e revolto, nas macieiras mais velhas. Se o local é muito húmido e o ar não é poluído, os líquenes tomam a forma de pequenas árvores e há menos variedades do tipo crosta.

    O ciclo
    A líquen é um simbiose, isto é, uma associação de um fungo e de uma alga. Não é uma planta parasita como o visco-branco. Necessita de muita humidade como o musgo, para ficar presente. Assim, é à sombra dos ramos que muitos líquenes encontram condições favoráveis, tal como nas paredes porosas e nas pedras húmidas. Mas se o líquen se desenvolve nos ramos é porque a casca da árvore ficou muito preguiçosa. A árvore saudável vê a sua casca renovar-se regularmente ou crescer a cada ano que passa. Se perde vigor, está a oferecer condições favoráveis à instalação do líquen que se instalará a pouco e pouco.

    Como lutar
    Não deve lutar contra os líquenes mas sim contra a negligência. Se o líquen se desenvolve nas plantas que perderam o seu vigor, então é necessário cuidar delas para as manter em forma! O aparecimento do líquen é um sinal de que a árvore tem falta de poda e de manutenção. Ele aparece e desenvolve-se nos arbustos que chegam ao fim da vida e talvez seja boa ideia substituí-los. O líquen presente no tronco das árvores de fruto oferece um refúgio invernal às pragas do fruto e será melhor eliminá-lo com uma escova num momento de tempo seco, no inverno. Neste caso, corte também os ramos secos das árvores de fruto.

    Como evitar
    Para evitar a proliferação do líquen o melhor é uma manutenção regular dos arbustos, com uma poda equilibrada para que permita à luz do sol penetrar no coração dos ramos. Mas o líquen também pode ser decorativo e apesar de tudo, pode trazer alguma cor à casca de alguns arbustos que são um pouco monótonos!

    O que deve saber
    Num jardim cheio de vida há uma grande diversidade de líquenes. Nas nossas latitudes, nenhum líquen pode causar estragos numa planta. Então, porque não dar alguma atenção a este mundo microscópico? É empolgante!
  • Fotografias (1)
  • O líquen
    O líquen
    O líquen
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright


A Minha Conta
Carrinho 
0