O transplante é uma etapa muito importante e delicada na cultura do bonsai. Permite a renovação do substrato que tem tendência a ficar mais pobre e compacto com o passar do tempo e também estimular as raízes para renovar uma parte do conjunto radicular.
Com que frequência devo transplantar o meu bonsai?
Em geral, de dois em dois anos para uma planta nova e 3 a cinco anos para um elemento com mais idade. O transplante é um verdadeiro tratamento de beleza para o bonsai mas deve ser apenas praticado numa planta vigorosa. Se o bonsai não está muito bem, tem a alternativa de o plantar na terra da sua horta, por exemplo, durante alguns meses ou um ano. Vai ficar mais vigoroso e apto a ser transplantado!
Que substrato devo usar?
O substrato deve ter duas qualidades principais: reter a água e ser bastante drenante. O akadama tem estas duas características mas nem sempre é fácil de encontrar. Também pode fazer uma mistura de terra hortícola e zeólitos. Claro que esta mistura ceve ser ajustada segundo a sua região: escolha um substrato drenante nas regiões húmidas e por outro lado, favoreceremos a retenção de água nas regiões quentes e secas. Deve adaptar também o substrato às necessidades específicas da planta. Para as espécies como a faia, o pinheiro ou o zimbro, misture também um pouco de terra antiga ao novo substrato pois esta contém micorrizas essenciais ao bom desenvolvimento das raízes.
Que recipiente devo escolher?
Existem inúmeros vasos para bonsai : simples ou muito decorados, redondos, rectangulares, com profundidades diferentes e cores diferentes. Não é fácil escolher e os preços podem subir bastante.
Há um princípio de base consiste em respeitar o equilíbrio entre a forma geral do seu bonsai e o vaso: escolha uma taça que deve ser ligeiramente superior a 2/3 da maior dimensão (largura ou altura) do bonsai. Por exemplo, para um bonsai mais largo que alto, a taça deve ser ligeiramente maior que dois terços da largura do bonsai.
Deve ter em mente que o vaso serve a sublimar a árvore mas também deve ser escolhido em função do seu clima : por exemplo, será difícil cultivar um bonsai numa taça muito baixa num clima quente e seco pois a evaporação acaba por ser muito rápida.
Alguns truques: não transplante o seu bonsai a não ser que este seja vigoroso, utilize terra que seja ao mesmo tempo drenante e que ofereça uma boa retenção de água e adapte-o ao seu clima ; verifique a boa homogeneidade do substrato usado.