- Mais detalhes
-
O adubo verde é uma cultura com ramos tenros e que cobre o solo. Não se corta pois ela vai alimentar o solo. Ao “ocupar a terra” esta cobertura verde evita que a parcela não cultivada seja invadida pelas ervas daninhas e ao mesmo tempo enriquece o solo.
Inúmeros benefícios
O adubo verde enriquece a terra pois a cultura será enterrada no local de irá decompor-se, bastante rápido. Nos terrenos argilosos o adubo verde ajuda a melhorar a estrutura do solo e a torna-lo mais leve. E as flores servem para as abelhas que fazem o mel. O adubo verde é um meio excelente para preparar a terra da horta. Bem pensado!
A sementeira
Basta espalhar as sementes com a mão sobre a terra preparada com o ancinho e onde foram retiradas as ervas daninhas, tal como faria para semear a relva. Conte com cerca de 1 grama de sementes para 1 m². Não enterre as sementes : deixe que se desenrasquem sozinhas, sem as calcar nem as regar. O adubo verde deve desenvolver-se sozinho para que dê bom resultado.
Depois de germinar deixe crescer
O adubo verde, geralmente, não necessita de ajuda. No entanto, se o tempo estiver muito seco a cobertura será pouco densa e isso incitará as ervas daninhas a desenvolverem-se. Neste caso é melhor regar um pouco. Deixe a cultura desenvolver-se até à floração.
Corte na terra
Quando os ramos começar a perder as flores é tempo de cortar a cultura. Se a superfície for pequena poderá fazê-lo com uma enxada ou o corta-bordadura. Numa superfície maior (mais de 50 m²), o corta-relva será mais adaptado. Regule o nível de corte na altura mais alta e desfaça assim os ramos.
Enterre, não há nada melhor!
Revirar a terra para enterrar os ramos cortados. Se não enterrar na totalidade não há problema; os ramos irão decompor-se na mesma desde que tenham sido bem despedaçados.
O bom momento
Na teoria não uma altura preferencial para cultivar o adubo verde. Cada planta utilizada no adubo verde tem a sua preferência: de acordo com a época tanto pode escolher uma como outra.
Que variedade escolher?
Os adubos verdes mais clássicos são a mostarda e phacelia, linda planta com flores azuis.
Existem outras como os cereais, a colza, o linho, o trevo anual ou ainda o trigo-sarraceno (também conhecido como trigo preto). Distinguem-se pela época de sementeira e de corte. A sua variedade permite que se utilizem durante todo o ano!
Calendário de sementeira dos adubos verdes
J F M A M J J A S O N D Chagas Cereais Colza Linho Mostarda Phacelia Sarraceno Trevo vermelho
Legenda: Semear / Enterrar - Fotografias (4)