Cultura fácil e muito generosa
Como escolher
Agrumes com frutos pequenos
São os mais fáceis de cuidar pois quem diz fruto pequeno diz vaso pequeno. No entanto deve ter cuidado com o calor no Inverno: quanto menos tiverem melhor desde que não gelem. O calor no interior da casa geralmente é excessivo. Um local em que estejam 10ºC mas que seja luminoso é o seu ideal para que possa passar o Inverno da melhor forma. O campeão da temperatura e a laranjeira calamondin que suporta o calor dos apartamentos no Inverno desde que tenha boa luminosidade e que receba pulverizações de água na folhagem. O kumquat prefere temperaturas um pouco mais frescas (por volta dos 12 – 15ºC).
Os agrumes com frutos grandes
As toranjas, as laranjas e outros arbustos com frutos grandes têm necessidades um pouco diferentes quando cultivados em vaso. Primeiro necessitam de mais espaço para as raízes. Quando chegam a maturidade dê-lhes, pelo menos, um volume de 50 litros para que se possam sentir bem. Num volume mais pequeno, será necessário regar mais frequentemente e fertilizá-los mais vezes e ainda assim não conseguirá evitar os choques (seca passageira, excessos ou falta de adubo). Caso contrário poderá podá-los. O ideal será de encurtar os ramos depois das flores murcharem pois nesse momento terá a certeza de não sacrificar todos os frutos que estão em formação. Mas não se esqueça! Ainda assim deverá retirar alguns. Num vaso de 50 litros, uma árvore pode ter entre 15 e 30 frutos mas não mais… Um belo limoeiro, ainda assim, poderá dar-vos à volta de 50 limões. Poderá fazer muita limonada!
A manutenção
Os agrumes exigem vários tipos de cuidados :
- a rega: É o mais importante pois muitos agrumes exigem que a terra esteja sempre fresca. Despeje a água do prato depois de cada rega para que as raízes não fiquem imersas na água. A falta de água prolongada provoca a floração em alguns agrumes, sobretudo nos limoeiros. Volte a regar regularmente desde que os botões se formem.
- a fertilização: os agrumes de crescimento rápido tal como as laranjeiras e os limoeiros necessitam de adubo em boa quantidade quer este seja orgânico ou químico (cuidado com os excessos). Basta fazê-lo uma vez por ano com um produto sólido. Para um produto sob a forma líquida deverá fazê-lo todos os meses entre Março e Setembro.
- a mudança de vaso: dará oportunidade à árvore de crescer e de ser um pouco mais autónoma. Caso não o possa fazer poderá sempre retirar um pouco da terra em superfície e substitui-la por terra nova mas será muito menos eficaz.
- a poda: corte um pouco os ramos mais compridos, de preferência depois da frutificação. Fertilize logo que os rebentos apareçam ou mude de vaso logo a seguir à poda.
Este método consiste em retirar 3 a 5 cm de terra usada e de a substituir por terra fresca. Regue de imediato.
A colheita
Agrume maduro demais, sabor incerto: apanhe os seus agrumes depois de perderam a cor verde escura, sem os deixar tempo demais na árvore. Poderá aproveitar para podar os ramos ao mesmo tempo que apanha os frutos.