• Mais detalhes
  • Fica verde durante todo o ano, não sofre com as intempéries, fica bem em locais pouco iluminados ou mesmo pequenos e tem bom aspecto durante todo o ano. O bambu em vaso só tem vantagens. Mas deve ter cuidado com alguns pontos para que tudo corra bem!

    Que bambu escolher?
    O bambu-panda (Fargesia) é, sem dúvida, o melhor para cultivar num vaso, pois forma um tufo denso de forma natural. Gosta de sombra ou um pouco de sol (apenas algumas horas se apanhar o sol de meio-dia). Ele fica bem num pátio pouco luminoso. Num terraço com muito sol e vento é preferível plantar o Phyllostachys ou o Sasa, ainda que a escolha seja bastante variada. Verdes, amarelos, vermelhos, pretos, azuis ou mesmo às riscas; a maior parte dos bambus gosta de ser plantado em vasos. Evite apenas as variedades de desenvolvimento importante pois estas darão o seu melhor se tiverem espaço.

    O vaso: pense grande
    A principal vegetação do bambu fica abaixo do solo. Se tiver uma cana, debaixo da terra haverá o dobro do volume. Para um bom crescimento arranje uma floreira com pelo menos 45 cm de profundidade e 80 cm de comprimento, ou o equivalente se escolher um vaso redondo. Se quiser o efeito cortina deve escolher uma com 50 cm de largura. Será uma grande floreira, que será bastante pesada num terraço, especialmente se quiser colocar várias lado a lado. As floreiras em resina, de linhas puras, ou em plástico de excelente qualidade são muito mais adaptadas ao aspecto moderno dos bambus.

    Manutenção reduzida
    Os bambus apenas necessitam de duas coisas : que lhes dê de comer e de beber. Para a rega coloque um sistema de rega automática. Num belo dia de Verão, a floreira pode evaporar até 15 litros de água por dia e uma rega irregular pode ser-lhes fatal sobretudo se também houver ventos secos a soprar. Para os alimentar, o mais simples será a utilização de pastilhas de libertação lenta ou de adubo revestido. Também apreciam o adubo líquido. Deve adubar uma vez por mês de Outubro a Março e durante o resto ano deve adubar de quinze em quinze dias. Como pode ver, são grandes comilões!

    Mudar de vaso, um pouco complicado
    Ao desenvolverem-se, os bambus formam muitos rizomas e vai ser difícil separá-los. Para replantar o tufo será mais simples replantar (sem o vaso, claro!) numa floreira maior (com mais 5 cm). Mas só daqui a três, quatro anos...

    O truque
    Os bambus em vaso têm tendência a ficar com a base desguarnecida pois não conseguem formar os pequenos ramos à volta como num tufo normal. Para remediar isto pode, simplesmente, também plantar uma variedade anã que não faça mais de 50 cm a 1 metro de altura. E os dois coabitarão no mesmo vaso!
  • Fotografias (5)
  • Os bambus em vaso
    Os bambus em vaso
    Phyllostachys 'Castillonis', com canas douradas.
    Autor: bgmedias
    Copyright
    Os bambus em vaso
    Os bambus em vaso
    Um vaso grande é essencial para poder guardar o bambu durante vários anos
    Autor: bgmedias
    Copyright
    Os bambus em vaso
    Os bambus em vaso
    Regue regularmente.
    Autor: bgmedias
    Copyright
    Os bambus em vaso
    Os bambus em vaso
    Fertilize de maneira consistente.
    Autor: bgmedias
    Copyright
    Os bambus em vaso
    Os bambus em vaso
    Pleioblastus variegado, perfeito para juntar a um bambu grande
    Autor: bgmedias
    Copyright


A Minha Conta
Carrinho 
0