• Mais detalhes
  • Fala-se muitas vezes de região com invernos suaves ou ainda de clima húmido. No entanto, na escala do jardim, o clima pode ser muito diferente daquele encontrado habitualmente na região. A causa é provocada por condições específicas muito localizadas, por vezes sobre alguns metros apenas, mas que tornam uma lugar diferente de outro. Aprenda a distinguir-os para adaptar da melhor maneira possível as suas plantações.

    Os lugares mais frescos ou mais quentes
    Seria errado crer que a temperatura é homogénea no jardim. Pelo contrário, varia muito de uma lugar ao outro ! Vários factores influenciam sobre a temperatura de um lugar, em primeiro lugar o sol. Os lugares com mais sol não são sempre os mais quente. Ao longo de uma casa aquecida cujos muros são mal isolados, faz muita vezes muito suave, até numa região fria!
    Pelo contrário, tem no jardim lugares mais frios do que outros. Não é só pelo facto de não haver sol, mas porque o ar frio acumula-se ou que a cobertura do solo é fraca, e perde portanto mais facilmente o seu calor. (Uma cobertura de folhas não é suficiente para aquecer o solo, mas impede-o resfriar-se). Localize estas lugares no inverno : é muitas vezes aí que a neve derrete em último e que a geada forma-se em primeiro. Nestes lugares, não plante vegetais muito friorentos ou sensíveis, porque vai sofrer muito. Encontre uma lugar mais clemente para eles no jardim.
    O instrumento o mais útil para localizar os lugares mais ou menos quentes é também utilizar um termómetro que regista a temperatura a mais fria e a mais quente (termómetro no mínimo e no máximo). Coloque o termómetro no solo, e compare a temperatura tomada nesta lugar às temperaturas registadas noutro lugar no seu jardim. Vai notar uma diferença sensível !

    Os lugares com mais vento
    As folhas mortas materializam as correntes de ar. O vento elimina as folhas dos lugares mais soprados para acumular-as nos lugares menos expostos. As pilhas de folhas mortas formadas delas mesmas indicam os lugares privilegiados, porque são protegidos do vento.

    Os lugares os mais húmidos
    Trata-se em regra geral das partes do terreno em partes côncavas mas nem sempre. Basta que a natureza da terra altera (por exemplo, que seja mais rica em argila num determinado lugar) de modo que retenha mais água. Pelo contrário, num lugar arenoso (resto de construção da casa por exemplo), a terra é sempre mais seca. Se as rochas encontra-se numa profundidade não muito importante, pode também haver ressumação nalguns lugares, onde a água do subsolo vem em contacto com a superfície. A persistência das poças depois da chuva constitui um bom indicador dos lugares os mais frescos (ou seja mais húmidos) do jardim. Mas vai também localiza-los no verão : na seca estival, é quando a erva é ainda verde enquanto o resto do relvado chamuscou.
  • Fotografias (3)
  • Os microclimas
    Os microclimas
    Os lugares mais frescos ou mais quentes
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright
    Os microclimas
    Os microclimas
    Os lugares com mais vento
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright
    Os microclimas
    Os microclimas
    Os lugares os mais húmidos
    Autor: Jean-Michel Groult
    Copyright


A Minha Conta
Carrinho 
0