Como todos os vegetais, o bonsai pode contrair doenças. O facto de o vigiar regularmente e de manter boas condições de cultura irá ajudar a limitar os riscos. Da mesma forma, para limitar a contaminação exterior, evite colocar o bonsai debaixo de uma árvore ou directamente pousado no solo, retire as folhas mortas e as ervas daninhas do vaso, limpe os utensílios antes e depois da utilização, coloque produto de protecção nas feridas maiores e observa o bonsai com a lupa regularmente.
Os pulgões
Encontrará estes insectos amontoados nos rebentos novos. Podem ser verdes, cinzentos ou laranjas. Também poderá notar a presença de formigas à volta do bonsai pois elas “acompanham” os pulgões para apanharem a baba açucarada deles. Para eliminar os pulgões pode utilizar um insecticida biológico, à base de piretrina.
Os ácaros e aranhiços vermelhos
Podemos ver a sua presença pelos pequenos filamentos por baixo das folhas. Os ácaros desenvolvem-se com o calor e a atmosfera seca. Privilegie a atmosfera húmida. Caso haja infestação, molhe as folhas regularmente insistindo no verso das mesmas. Caso o ataque seja forte, pode e queime as partes atingidas e molhe a folhagem durante um mês, pelo menos.
As cochonilhas
Reconhecemos as cochonilhas porque elas formam um escudo agarrado às folhas. São brancas, castanhas, cinzentas e por vezes, podem mesmo estar cobertas por filamentos fibrosos. Podem ser retiradas facilmente á mão ou com um pincel ou ainda pode utilizar um tratamento anti-cochonilha.
As lagartas
Os ataques de lagartas podem ser espectaculares. De maneira a prevenir o ataque basta alguma vigilância frequente.
As formigas
As formigas não representam perigo mas geralmente aparecem ao mesmo tempo que os pulgões e as cochonilhas. Se as vir à volta do vaso observe o bonsai com atenção.
A mosca branca
São, também, chamadas mosca-branca da estufa. Encontram-se, geralmente, no verso das folhas e esvoaçam ao mínimo contacto. Apenas se encontram nos vegetais de interior e na estufa. Trate o bonsai com insecticida à base de bifentrina para eliminar os adultos e depois buprofezin para eliminar as larvas.
Uma penugem esbranquiçada na folhagem
Trata-se de oídio. Este fungo desenvolve-se geralmente com o calor e a humidade, especialmente durante a noite. Evite molhar a folhagem ao final do dia e caso este fungo se desenvolva, suprima as folhas mais atingidas e faça um tratamento com calda bordalesa que deverá renovar ao fim de quinze dias.
Manchas pretas na folhagem
Estas manchas parecem cinza. É a fumagina. Este fungo desenvolve-se no melaço produzido pelos pulgões e as cochonilhas. Depois de ter eliminado os parasitas, retire o melaço com água e um pano suave.
As folhas secam, escurecem e caem, como se tivessem falta de água
É necessário agir rápido pois trata-se provavelmente da phytophtora. Este fungo desenvolve-se nas raízes se houver excesso de humidade. Como prevenção, utilize substrato bastante drenante, respeite a frequência de rega e transplante o seu bonsai regularmente para evitar que o substrato se acame. Quando a planta for atacada deve suprimir as partes atingidas e tratar com Aliette. Infelizmente esta doença é geralmente fatal.
Se tiver dúvidas...
Se tiver dúvidas sobre o que fazer para tratar o seu bonsai não deixe de se informar junto de Bonsai Kai confirmados através de fóruns, exposições, em clubes perto de si... Uma foto sobre um problema é mais eficaz que um discurso longo. Reveja também as suas práticas de cultura pois talvez haja um detalhe que nunca se tenha apercebido e que pode ser a causa desses problemas...