Otimize o espaço disponível com alguns truques dos profissionais. Terá a sensação que o jardim é maior e mais verde, mesmo na cidade.
Amarar sempre que puder
Tapar um muro com uma árvore é possível pois é algo que não é reservado às plantas trepadeiras! Em primeiro lugar deve colocar uma série de fios espaçados de 25 cm (tanto na altura como na largura) na zona a cobrir. Uma treliça mural em madeira também se adapta bem para guiar as plantas.
O segredo da aramação
Reside na regularidade das operações de aramação. Aja desde que os rebentos cresçam 10 cm depois da última vez que interveio. É mais fácil de guiar um rebento jovem ao longo do muro. Se esperar muito terá que curvar um ramo longo e será mais difícil pois os ramos de alguns arbustos fica quebradiço com o tempo. Acontece com o evónimo da europa que é muito flexível quando jovem. Ate os rebentos com algo maleável e discreto. Ao fazê-lo regularmente poderá dar a forma que desejar à árvore.
As essências boas
Muitas essências se podem facilmente aramar tal como as magnólias, a figueira, as árvores de fruto (excepto a cerejeira), o marmeleiro do Japão, a piracanta, etc. Em teoria todas as árvores podem se aramar. Na prática, as de ramos rijos ou com rebentos quebradiços, como o ginkgo, são difíceis de aramar.
Escolha variedades compactas
As árvores que crescem em coluna (dizemos que são fastigiatas) ou que adoptam um porte anão (em comparação com o seu tamanho na natureza) ocupam menos espaço com as vantagens duma árvore grande. A escolha não é muito grande.
Experimente a poda de transparência
Esta poda consiste em cortar a parte baixa dos arbustos para limpar o local junto do pé e deixar passar a luz. Os ramos baixos que se estendem na horizontal são cortados acerca de 1,20 m de altura e uma parte dos ramos é suprimida caso os ramos sejam muito densos. O pé do arbusto é assim, mais fino e apenas se vê a estrutura dos ramos na base. O cotoneaster, a fotínia, o evónimo e outros prestam-se bem a este procedimento. Pode quando o arbusto estiver em repouso ou quando chega perto da época de crescimento. Dê uma olhada um pouco distante para ver o número de ramos que deve retirar.
Escolha pouca espessura!
Para criar um ecrã o mais fino possível, pode entrançar os ramos entre eles ou atá-los com pedaços de ráfia. Deste modo pode obter uma sebe muito densa com apenas 10 cm de espessura. No entanto, deve atar os ramos regularmente, logo que os rebentos atinjam 15 cm de comprimento. Pode sem descrição nem negligência todos os ramos que se afastem da parede: esta técnica exige uma atenção periódica mas o resultado vale a pena apenas dedicando alguns instantes a esta tarefa, por semana.