
Prevenir
Pincelar as árvores de fruto
- Mais detalhes
-
Proteger com produto o tronco das árvores de fruto é uma técnica ancestral que, além de respeitar o ambienta ajuda a lutar contra doenças e animais nocivos. Utilize sem moderação!
Uma receita ancestral
Aplicar um unguento nas árvores é algo que já se fazia no século XVI, tal como podemos ver num manual de 1543. Nessa época, havia o costume de pincelar o tronco das árvores com uma mistura argilosa chamada “Unguento de Saint-Fiacre”. Na sua origem, esta técnica ajudava a cicatrizar as feridas de corte. Hoje em dia, serve especialmente a lutar contra os inimigos do pomar, começando pelos fungos que causam estragos aos frutos e aos ramos, tal como pelos insectos nocivos aos frutos.
Cal ou argila?
A receita tradicional pede um leite de cal, isto é, cal-viva à qual foi adicionada água. Esta operação comporta os seus perigos e não era fácil de encontrar cal-viva. Além disso, aperceberam-se que uma mistura argilosa também era eficaz. Bastava adicionar água à argila para obter uma boa mistura. A terra argilosa do jardim pode ser usada desde que não tenha pedras. A argila branca ou verde, vendida nas lojas, é perfeitamente adaptada. A consistência deve ser bastante liquida mas não demasiado; como uma tinta relativamente espessa ou como a massa dos crepes. Poderá adicionar alguns componentes a esta mistura para aumentar a eficácia.
Uma mistura melhorada
Depois de ter a mistura de argila poderá adicionar alguns componentes que irão aumentar a sua aderência à casca:
- leite: torna a solução mais espessa e cola melhor.
- claras : a mistura cola melhor ao tronco depois de seca.
- cinza: sem resíduos (pedaços de carvão), melhora o potássio e outros componentes desinfectantes que reforçam o efeito da mistura.
Poderá adicionar extractos vegetais que aumentam o efeito insecticida, tal como o adubo de ortigas novas, o adubo de cavalinha, extracto de erva-de-São Marcos ou absinto, etc. Também poderá adicionar calda bordalesa, como faziam aos jardineiros mais antigos. Ela aumenta a acção da mistura contra os diferentes fungos de inverno e que são responsáveis por muitas doenças.
Quando e como deve aplicar
Aplique esta camada com pincel, encharcando bem as rugosidades da casca. Aplique até à base dos ramos estruturais, isto é, os ramos principais da árvore. A solução pode ser aplicada tanto nas árvores jovens como nas árvores mais velhas, mas é mais útil depois das árvores começarem a produzir frutos, alguns anos depois de terem sido plantadas. O melhor momento para agir é na altura em que o tempo está seco, mesmo que gele de noite. A solução poderá assim secar e poderá dar uma segunda passagem se a primeira não estiver estalada. - Fotografias (3)