
Ter êxito nas suas plantações
Plantação de uma sebe de bambu
- Mais detalhes
-
Um ecrã elegante e sempre verde : os bambus são perfeitos para a realização de sebes. Mas devem ser colocadas e controladas!
Para confeccionar uma sebe de bambu, deve ter uma boa largura (pelo menos 80 cm), pois a cortina de bambu necessita de mais espaço que os arbusto tradicionais. Com menos espaço a cortina será menos opaca… e ficará rapidamente sem espaço.
As boas variedades são inúmeras
Se os bambus mais correntes, os Phyllostachys, servem para a confecção de sebes mas também poderá usar outras variedades mais interessantes. Os phyllostachys têm tendência a ficar pouco opaco em comparação, por exemplo, com os Pseudosasa e os Bashania. Alguns não ultrapassam 2 m de altura como o Sasa tsuboiana, e que não necessitará de podar! Para as quantidades deve contar com um pé de bambu para cada 80 cm. Quanto mais perto plantar os bambus mais rápido o ecrã se constituirá mas também envelhecerá mais rápido.
Uma trincheira
Delimite a sebe começando por escavar uma trincheira com 60 cm de profundidade, mínimo. O ideal seria de descer até 1 metro mas para isso necessitaria duma retroescavadora mecânica para escavar a trincheira. Forme a trincheira com 80 cm de largura e até 1,2 metros de profundidade. Nas paredes da trincheira coloque em toda a altura o stop raízes para impedir as raízes de passarem. O fundo da trincheira não necessite desta cobertura a menos que existam canalizações sensíveis à proximidade.
A plantação
Coloque as raízes de bambu de molho. Durante este tempo, encha o fundo da trincheira com terra rica enriquecida com substrato de plantação. A terra utilizada deve ser rica mas drenante. Plante as plantas cortando o vaso se tiver muitos rebentos subterrâneos. Enterre a parte superior das raízes 5 cm abaixo da terra para que possam crescer bem. Regue copiosamente e adicione alguma terra se esta ficou mais baixa com a rega. Coloque um circuito de rega pois os bambus necessitam de água para que possam formar um ecrã denso e regular.
Qual a manutenção?
As tarefas previstas para a sebe de bambu são reduzidas o que representa uma vantagem para este tipo de sebe. Dos lados bastará reduzir o tamanho dos ramos que se afastam da cortina para delimitar o espaço. No topo, apenas uma poda anual será necessária depois das canas novas se terem formado em Junho. A sebe de bambu deve cumprir as obrigações regulamentares em função da distância que deve respeitar com a vizinhança: pelo menos 2 metros da separação e deve limitar a altura a 2 metros de altura máxima.
O truque
Se plantar uma variedade muito alta como o Semiarundinaria fastuosa, plante também uma variedade anã e invasiva para que sirva de cobertura de solo. Um acabamento impecável… e menos trabalho! - Fotografias (6)