• Mais detalhes
  • Quer se trate de um colosso ou de uma forma que não ocupa muito lugar, gostamos delas pois duram uma vida inteira. Segundo os casos, o seu valor está na folhagem, nas flores, nos frutos, na casca, na silhueta ou ainda noutras características. Cada árvore tem a sua história e eventualmente, a sua personalidade. Mas tem., também, os seus pontos fracos… como qualquer gigante!

    Antes de plantar...
    Em primeiro lugar, verifique que a zona à volta não é desfavorável à presença de uma árvore: canalizações subterrâneas que devem ser protegidas, proximidade de alicerces ou de uma placa de betão, etc. Algumas árvores têm raízes bastante fortes. Sendo que, quanto maior for a árvore, mais lugar ela vai ocupar na terra! Verifique também que árvore não vai fazer sombra prejudicial. Se perde as folhas, vai dar sombra no verão, o que é muito agradável em zonas ensolaradas. Se não perde as folhas (a maior parte das coníferas, por exemplo), durante o inverno vai projectar uma sombra com o comprimento dez vezes maior que a sua altura: mais vale pensar nisso para a casa não fique privada de sol no inverno!
    Por fim, uma das coisas importantes a ter em conta: o sítio ideal para a árvore. Deseja colocá-la isolada na relva ou combiná-la com outros vegetais para guarnecer a base? No último caso, escolha bem os vegetais de acompanhamento, que não devem fazer concorrência á árvore… mas que devem poder ficar no lugar enquanto ela cresce. Algumas árvores, como o castanheiro ou a nogueira, esvaziam por completo o terreno à volta do pé e não há praticamente planta nenhuma que lá consiga sobreviver. Se este for o seu caso, experimente as flores dos elfos (Epimedium) e os cíclames de Nápoles. Algumas árvores, como as macieiras, aceitam facilmente alguma companhia junto do pé e são fáceis de integrar num maciço de plantas floridas.

    Na altura de plantar
    No local onde quer plantar a árvore, deve trabalhar o solo em profundidade, extraindo as pedras que encontrar. Não hesite em remexer a terra até 60 cm de profundidade, utilizando uma barra de ferro se o solo for muito compacto. É uma tarefa bastante física mas que, finalmente pode garantir um bom desenvolvimento da árvore. Se não fizer isto, num solo rochoso, a árvore não vai crescer, não podendo lançar as raízes em profundidade. Seja qual for a região, não se esqueça de colocar um ou mais tutores sólidos como prevenção contra o vento.

    Cuidar delas
    Depois de instaladas, as árvores não necessitam de cuidados. Só será necessário intervir se surgir algum problema: se ficar muito grande e se a variedade o permitir, pode-o. Na maior parte dos casos, um corte severo dos ramos pode desfigurar permanentemente a árvore ou condená-la a curto prazo. Se quiser limitar o tamanho de uma árvore deve podá-la em jovem. Se um ramo se parte, corte-o 10 cm acima da zona ferida. Ao contrário, verifique regularmente a casca. Se começar a estalar, se deitar liquido ou uma espécie de goma, então há problema. O diagnóstico nunca é fácil, mas saiba que é difícil salvar uma árvore...
  • Fotografias (3)
  • As árvores
    As árvores
    Antes de plantar...
    Copyright
    As árvores
    As árvores
    Na altura de plantar
    Copyright
    As árvores
    As árvores
    Cuidar delas
    Copyright


A Minha Conta
Carrinho 
0