Os pássaros são adoráveis... menos os que vão comendo as nossas cerejas deliciosas! Nas sabia que a maior parte dos pássaros, mesmo os que nos parecem mais comuns, são cada vez menos? O seu jardim poderá constituir um refúgio eficaz contra este desaparecimento.
Antes de tudo o mais temos as sebes e as árvores
De todos os lugares favoritos que pudemos oferecer aos pássaros, as sebes de plantas de folha caduca (que caem no Inverno) é o melhor. Não é bem a falta de comida que é nefasta à preservação dos pássaros mas sim o lugar onde podem nidificar. E como sabem, uma boa parte dos pássaros do nosso jardim tem ninhos nas sebes. A rede densa dos ramos é muito útil para eles. E qual é a melhor planta? O espinheiro-alvar! Os espinhos protegem as ninhadas recém-nascidas dos « predadores », isto é, os inimigos das pequenas ninhadas (os corvos, os ratos, os gatos… e os esquilos!). No Outono, os seus frutos fazem as delícias dos pássaros frugívoros, que se alimentam de frutos no Inverno. Qualquer outro tipo de sebe é útil, mas os pássaros preferem as plantas com folhas largas e a maior parte deles não se interessa pelas sebes de coníferas (a não ser nas regiões montanhosas).
Se no seu jardim tiver uma árvore oca, deixe que os pássaros a aproveitem! Este tipo de refúgio tornou-se muito raro e de certeza que os pica-paus, as trepadeiras, os morcegos e as corujas vão competir para conseguir o lugar!
Plantas boas
Cuide das sebes das plantas que irão alimentar os pássaros no Inverno quando chegar o vento frio! Os cardos, os cotoneasters, as centáureas vivazes, os cornus e as sorveiras fazem parte das plantas com mais sucesso entre os pássaros. Mas as gramíneas com grãos grandes outras árvores variadas (vidoeiros, amieiros, aveleiras) também oferecem bons petiscos que serão apreciados. As macieiras com pequenos frutos decorativos, tal como a variedade “Evereste”, são também bastante apreciadas. É uma árvore duplamente ecológica pois no Verão atrai os polinizadores reforçando assim a produção de maçãs, que servirão para os pássaros no Outono!
Que tipo de casas para pássaros?
Apesar da presença das sebes no jardim, alguns pássaros não têm sítio para fazer ninho, tal como os chapins ou os mochos-galegos. Se gosta de bricolage poderá lançar-se na construção de uma casa para pássaros. Quer seja fabricada em casa ou comprada, assegure-se que a casa será útil. Os pássaros têm necessidades muito específicas e alguns modelos mais fantasistas não são nada úteis...
Instale a casa dos pássaros num local bem exposto, a oriente, numa parede, ao abrigo dos ventos dominantes. É preferível que não haja ramos a tocar o tecto da casa: se isso acontecer está a facilitar o acesso aos predadores.
Não esqueça a bebida!
Os pássaros têm sede regularmente. Para matarem a sede, vão picar e comer as maçãs e os tomates, provocando estragos que poderão ser evitados! A solução consiste em lhes oferecer de beber, dispondo taças pouco profundas, a uma distância de 400 ou 500 m², em locais bem abertos. Verifique que a água está sempre limpa, especialmente no Verão. No Inverno, renove a água mas não coloque água quente: isto poderá causar um choque térmico fatal aos nossos queridos protegidos!