- Mais detalhes
-
A presença de uma árvore é ideal para animar um muro ou uma parede… mas temos que ter em atenção o perigo das raízes. Algumas variedades podem dar problemas mas outras não.
A árvore pequena tornar-se-á grande
O plátano, a paulownia ou ainda a tília são árvores que acabam sempre por se tornar bastante grandes. E é bom saber que as raízes representam duas vezes o volume dos ramos: estando perto de um edifício ou de um muro pode imaginar o que isso representa! É necessário ter algum cuidado para não plantar perto de casa uma árvore que medirá mais de 6 metros quando atingir a idade adulta. O espaço ideal é deixar cerca de 10 metros entre o tronco e a parede ou muro.
As árvores grandes podem também provocar problemas no que respeita as canalizações enterradas, podendo atingi-las, ainda bastante longe com as suas raízes.
Tronco largo, problema grande
Não é apenas a altura que é importante ter em conta mas também o tipo de desenvolvimento da árvore que quer plantar. Uma figueira, por exemplo, com o passar dos anos fica com um tronco bastante largo e pode danificar as fundações de uma parede. Neste caso, deve deixar um espaço de 3 metros entre eles. As árvores armadas que se atam com fios junto da parede como se faz com as macieiras ou as pereiras nunca ocupam muito espaço: são a excepção à regra... desde que sejam cuidadas!
Cuidado com as árvores que deitam rebentos das raízes
A árvore-do-céu (ailanto), a robinia (acácia falsa) e alguns choupos têm a terrível tendência de fazerem rebentos nas raízes que se esgueiram para baixo das construções ou podem mesmo ir até ao terreno do vizinho! Estas raízes podem ir muito longe: neste caso deverá guardar um espaço de 15 metros entre a árvore e as construções que queremos proteger.
Queda de ramos
Também deve ter em conta o risco da queda da árvore sobre uma construção. Quer a acção de ventos dominantes ou o solo pouco profundo (se a camada rochosa estiver presente a menos de 2 metros de profundidade), são dois factores que poderão aumentar este risco e levá-lo a querer plantar a árvore um pouco mais longe. A queda de ramos depende das variedades. As nogueiras, os choupos e as faias são mais sensíveis. Cuidado com as marquises e as estufas que estiverem por perto! Perto das construções mais vale plantar arbustos que árvores.
E as barreiras anti-raízes ?
Se são eficazes para os bambus que têm as raízes pouco profundas (cerca de 1 metro), o mesmo não acontece com as árvores cujas raízes podem descer até vários metros de profundidade. Uma barreira anti-raízes não consegue proteger a longo termo a construção contra a intrusão das raízes.
O caso das trepadeiras
As glicínias e as bignónias formam uma grande quantidade de raízes. Apesar disso podem ser plantadas bastante perto dos muros (entre 50 cm e 1 metro de distancia), se o muro tiver alicerces. - Fotografias (4)